Reconhecimento - qual a importância?

         

          Por que é tão importante para nós, meros mortais, o reconhecimento do nosso valor pelas outras pessoas? 
             Nós não sabemos do nosso valor? Não temos plena consciência de nossas qualidades? Não temos confiança em nosso trabalho? Não sabemos quando executamos um serviço com primazia? Não sabemos o quanto nos dedicamos para determinadas tarefas? Então por que temos que esperar e almejar que as outras pessoas nos digam isso? O que as outras pessoas sabem sobre nós que desconhecemos? Por que a necessidade desse reconhecimento? Insegurança? Mas nós sabemos de nós mesmos melhor do que ninguém, nem nossa mãe nos conhece melhor que nós mesmos! 
             Quando executamos alguma tarefa, somente nós, sabemos o quanto nos dedicamos ao resultado. Sabemos o quanto fizemos,  por que então almejar o reconhecimento do outro? Vai alterar alguma coisa no resultado final? Que diferença vai fazer na nossa vida a opinião de uma outra pessoa que em muitos casos não participou em nada na execução? Por que delegamos tanto poder aos outros? Poder sobre a nossa consciência? Poder de derrubar toda o nosso esforço, pois em muitas ocasiões, aquele que não participou não tem a mínima condição de avaliar e avalia mal, afinal não participou da execução! Por quê fazemos isso conosco? Por que nos colocamos a mercê da opinião de outras pessoas? Por quê a necessidade de aprovação? Será que só nos vemos através dos olhos dos outros? Será que se o outro não nos achar bons, nós não seremos? Será que a opinião do outro a nosso respeito é mais importante do que o conhecimento que temos sobre nós? Mas o outro não detém o conhecimento pleno sobre nós e nossas atitudes, como poderia ser a avaliação dele melhor que a nossa própria? Não tem alguma coisa errada na nossa atitude, na nossa necessidade de reconhecimento externo?? 
              E pior, nos frustramos quando o outro, o do lado de fora não consegue enxergar o nosso interior. E nos valorizar. Colocamos uma responsabilidade na mão do outro que ele não pediu e provavelmente não esteja preparado para corresponder. E cobramos, e o outro sem entender nada, afinal, como entender se nós mesmos não entendemos?

Por quê esperar do outro aquilo que nós não estamos conseguindo nos dar, sim, não estamos nos dando o devido valor quando esperamos que os outros nos deem!

Comentários

  1. Acho que até podemos saber o valor que temos mas não sabemos mostrar. Por outro lado acho que não tem jeito, quando nossos valores não são reconhecidos a gente começa a acreditar que eles não existem. De que adianta, por exemplo, alguém escrever um livro que sabe ser excelente mas ninguém ler?

    ResponderExcluir
  2. Mas eu tenho certeza que vc tem a consciência do seu próprio valor. Nós não queremos que os outros nos DEEM valor, queremos que eles RECONHEÇAM algo que nós conhecemos, por isso que nos frustramos.

    Bjão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas