Ouvir, como ouvir.

Um dia eu li um texto que tinha uma frase que me chamou a atenção: "Você está ouvindo ou esperando a sua vez de falar?". É um texto muito bom, não tenho o link agora, mas se perguntar ao tio Google ele vai responder facinho, facinho. Falava sobre as pessoas não ouvirem realmente as outras. As pessoas tem uma necessidade muito grande de serem ouvidas e não tem ouvidos suficientes para atende-las. 
Hoje conversava com uma pessoa sobre ouvir, ou melhor, sobre o não ouvir e ela dizia que as pessoas têm necessidade de mostrarem que sabem, por isso falam mais que ouvem, interrompendo as pessoas quando falam e eu fiquei pensando que eu peco mais ainda, quero completar as palavras do "falante". Antecipo-me e respondo até mesmo antes da pessoa completar o pensamento. Acho que sou uma péssima ouvinte! Pois muitas vezes o que eu penso que a pessoa ia dizer não é bem aquilo, rsrsrs

“Quando você fala, você repete o que você já sabe; quando você ouve, geralmente aprende algo” –Jared Sparks

Quem ouve aprende mais... 

Quando vamos ouvindo, vamos tentando chegar ao final antes que a pessoa acabe de falar. Queremos adivinhar o que vem depois, queremos saber aonde a pessoa quer chegar. Por que? Talvez por que não temos paciência suficiente para ouvir o outro, ouvir os "mínimos detalhes" que o falante quer contar. Queremos chegar logo ao fim da história e resolver a questão. Por que sabendo de antemão o final teremos o "poder" nas mãos. Nosso tempo é pouco e tentamos ganhar tempo? Será isso? Será que é falta de paciência mesmo? Será arrogância mesmo, achando que sabemos mais?

Não prestamos atenção o suficiente no que a pessoa está falando, mas por que ela está falando aquilo. E o que ela não está falando, o que ela está pensando. Ficamos tentando ler o que está escrito nas entrelinhas e perdemos o principal.

Coitados dos idosos, são os mais  rejeitados, por que as pessoas não tem paciência de ouvi-los. Além do mais tendem a repetir as mesmas histórias, consequentemente mais interrompidos vão ser.

Ou será anda que nosso egoismo não nos permite ouvirmos, queremos apenas que nos ouçam?

Acho que é o TEMPO  o responsável, ou melhor a nossa FALTA  de tempo? 

Vou pensar mais, ouvir meus pensamentos, quem sabe entendo melhor tudo isso...

Comentários

Postagens mais visitadas