quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como facilitar a vida - compras pela Internet





Eu tenho procurado facilitar minha vida ao máximo. 
Hoje vou falar de compras pela Internet. 
O que eu compro? Quase tudo. 

Remédios: Eu uso alguns remédios continuamente  e tenho dois lugares que compro, as lojas mais conhecidas Ultrafarma e Onofre faço uma pesquisa de preço e compro. A partir de um certo valor não tem frete e pode ser parcelado no cartão de crédito. 

Livros: faço uma pesquisa pelo Bondfaro ou Buscapé  e vejo onde está o melhor preço, tenho cadastro em algumas livrarias e editoras e elas me mandam e-mails dizendo quais as ofertas. O Google é "mágico" a partir do momento que vc faz uma pesquisa começa a aparecer essas ofertas de tudo quanto é lado. É o Big Brother eles sabem tudo sobre nós. Tudo mesmo. Experimentem colocar seu nome na pesquisa Google e me diga se não sabem...

Eletrônicos: Antes de fazer a pesquisa de preços faço uma pesquisa do que eu quero em sites especializados no item. Exemplo: Televisão, procuro todas as informações possíveis a respeito de cada marca, de cada modelo para decidir o que eu quero, qual modelo eu quero, depois disso começo a pesquisar o preço. Se é um item caro, deixo nos sites de busca um alerta de preço e cada vez que o preço cai eles enviam um e-mail contando isso para mim. 

Eu não compro pelo menor preço somente, compro em lojas confiáveis. Vejo dentro da relação dessas lojas qual está com o preço menor e qual me dá mais vantagem.

Compro também: Perfumes, Eletroportáteis, até a minha geladeira e a maquina de lavar comprei pela Internet, .
Como as lojas virtuais não tem o custo de uma loja física ela pode oferecer descontos, preços mais acessíveis. Para algumas coisas eu até vou à loja e olho o produto, como a geladeira, a maquina de lavar, mas as outras, não tem necessidade. 

Já comprei muitas coisas pela Internet e até hoje eu não tive nenhum problema. (Minto, tive um probleminha só, comprei em uma loja desconhecida, mas por que só ela tinha o que eu queria e quando chegou o produto veio só com um recibo mequetrefe, sem nota fiscal, a minha luzinha vermelha acendeu, e realmente o produto não durou muito tempo, mas o prejuízo foi pequeno, risco calculado.) Mas para isso tem que ter certos cuidados. Lojas conhecidas é a primeira delas. Não se iludam com preço baixo, se não conhecerem a loja, quanto menor o preço, mais desconfiem. Consultem o Procom. Perguntem para outras pessoas, olhem os comentários. 

O meu próximo passo é fazer compras no supermercado online. O Sonda sempre me mandava e-mail com as ofertas, mas o frete era caro, não sei como está agora. O Extra passou a oferecer o serviço recentemente, mas não pesquisei ainda, como tenho um supermercado do outro lado da rua, é mais comodo ir na loja física. Pode até ser que os preços online sejam melhores, mas não tive ímpetos de fazer a consulta 
Mas para quem precisa fazer compras maiores e mais frequentes no supermercado seria interessante pensar na possibilidade, quanto tempo se perde nessa ida ao mercado? Horas preciosas, ainda mais nos dias de hoje, com tempos tão corridos.

Dica: Outro dia fiz uma pesquisa de preço de perfume e até "coloquei na sacola" para ver o frete, não estava decidida ainda, continuei navegando na internet e esqueci o perfume. Mais tarde recebi um e-mail da loja oferecendo 10% de desconto no tal produto, comprei, neh, fazer o quê??! Eles me convenceram...

Roupas e sapatos eu não compro, meu corpo e pés não ajudam muito. Porém eu tenho uma amiga que compra sapato direto, acho arriscado, e se apertar? mas ela não tem reclamação, qualquer coisa a loja troca, ela me garantiu. Já trocou para ela.

Móveis, eu ainda não comprei, não tive oportunidade, mas se for comprar veja bem as medidas, pegue um metro, uma fita métrica  uma trena e calcule bem o tamanho, fotos nos iludem muito. As vezes pensamos que sabemos o tamanho e não sabemos, melhor é até fazer um molde no jornal para ter ideia do tamanho, ainda mais nos mulheres que não temos essa visão "espacial'!

Quando efetuar a compra guarde todas as informações a respeito do produto, salve o pedido, eu tenho uma pasta no meu e-mail com o nome empresas onde eu guardo todos emails sobre a compra. Algumas vezes eu dou até um print screen na tela para garantir as informações. 

Teve uma historinha muito boa que rodou por aí recentemente de uma mulher que aplicava golpes pela Internet e se aproveitava da ingenuidade das pessoas e colocava a foto de um celular, com preço convidativo e depois mandava só a foto, mas ela se garantia pelo erro de interpretação de quem lia, pois ela só oferecia a foto no site e não o produto, ela acabou na cadeia graças a uma juíza esperta que conseguiu pegar ela na "curva" pelo peso, pois na oferta tinha o peso e esse peso não correspondia à foto! Mas não conte muito com essas coisas, o seguro morreu de velho, é melhor se prevenir do que remediar.. 

As compras feitas pelo sistema de Pagseguro: da UOL é muito bom, pois a empresa só recebe depois de garantida a entrega. 

E por favor, antes de colocar o número do seu cartão de crédito veja se o site é seguro mesmo: cadeadinho, verdinho, https, tem que ter esse essezinho depois do p.

E mais importante de tudo: não se iluda com preços baixos demais, geralmente são uma ótima isca para pegar ingênuos, lembre-se que quando a esmola é demais, até o santo desconfia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário