domingo, 11 de novembro de 2012

Amortização

O conceito de amortização é o processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde a soma do reembolso do capital ou dos juros do saldo devedor (juros sempre são calculados sobre o saldo devedor), podendo ainda ser o reembolso de ambos. 

Sistema de amortização constante (SAC): geralmente o mais utilizado, os juros e o capital são calculados uma única vez e divididos para o pagamento em várias parcelas durante o período;

As vezes temos um saldo negativo grande e vamos conseguindo abater. Isto serve para aquele financiamento do apartamento, como para o carro, como também para a carga de emoção negativa que carregamos. Abatemos nosso financiamento do imóvel com o FGTS, com as férias, com a PL. O carro, com a poupança, com uma graninha que entra. E com nossa emoção negativa? Coisas boas vão acontecendo e vão amortizando a carga negativa que acumulamos ao longo da vida. 

Uma coisa boa amortiza uma coisa ruim, dizem que para um pensamento mal temos que pensar cinco bons para neutralizá-lo. Amortizar... Um bom conceito de eliminar coisas ruins. Coisas boas eliminam coisas ruins. 

Só que o inverso é verdadeiro também em certas situações. Coisas ruins vão anulando, amortizando emoções boas até anularem-nas. Cada vez que aparece uma coisa ruim, abate uma boa que aconteceu, e assim vai, dia após dia, mês após mês até não restar mais nada. Amortizou tudo. Aniquilou tudo. Não sobra nada, As coisas ruins amortizaram as boas até não restar mais nada, nenhuma emoção boa, infelizmente. Sem dor, sem sentimentos, tudo amortizado, morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário