Como é um ensaio técnico de uma escola de samba

Até começar a desfilar, eu ficava imaginando como é que o povo dava conta de colocar em ordem todos os integrantes da escola, mais os carros alegóricos. Eu ficava imaginando que dentro do barracão não dá para organizar tudo. Será que outras pessoas não pensam isso também? 
Se ficam imaginando eu vou contar como eles fazem. 
São três ensaios técnicos, pelo menos em dois nós somos obrigados a comparecer, não sei nas outras escolas.
O ensaio técnico é o momento para colocar todo mundo na avenida na ordem que vão entrar, com os espaços dos carros alegóricos demarcados. É feito para se ajustar a harmonia, e principalmente o TEMPO! Serve para seus integrantes se familiarizarem com o espaço do Sambódromo, planejar a evolução das alas, coreografias e outros detalhes que contam pontos no desfile e prevenir falhas durante os desfiles. Elas aproveitam para acertar o tempo, o ritmo e a evolução.

A gente chega bem mais cedo, umas duas horas antes pelo menos. começamos a nos organizar por alas, o diretores de harmonia vão juntando as pessoas da sua ala e tentando organizar, o povo está agitado, excitado e muito impacientes. E os caras da harmonia feito doidos tentando por ordem. Acho que essas pessoas que controlam tudo devem ter um coração de borracha, se fosse comum, explodiria, tamanho é o stress.

E vai para frente.... e vai para trás... olha a linha.... e assim vamos nos organizando... leva umas duas horas mesmo, até chegar todo mundo, até marcarem aonde vão os carros. Como marcam? Com aquelas fitas amarelas e pretas, com pessoas segurando e algumas dentro desse espaço, senão ia ficar muito sem graça. Imaginem um carro, deve ter quanto? uns 10 metros de largura por 20 metros de comprimento? Então vai uma pessoa em uma ponta, segurando a fita, outra pessoa do outro lado mais umas duas nas laterais e outras nas outras pontas. ocupando exatamente o espaço que um carro ocupa e indo no mesmo tempo que esse carro iria. 

Hoje fiz um ensaio técnico, esse movimento todo cansa e muito. Cansa mais do que o desfile, pois no desfile a gente está no clima e não sentimos nada, nada a não ser a emoção de entrar na avenida.

Mas a hora que a bateria começa a tocar parece que o sangue começa a entrar em ebulição. É uma sensação muito boa. Quando começa o samba exaltação 

Exaltação Águia de Ouro

Bate forte coração
que emoção quando ela pisa a passarela...
é dela o sorriso mais belo 
que encanta a avenida
Águia de Ouro é soberana
razão da minha própria vida...

amor como é gostoso amar demais....

a minha águia é pompéia e faz...

um verdadeiro carnaval......

amor ao anhembi levo alegria

ao som da minha bateria

que faz esse povo cantar....

Samba menina bonita...

de azul e branco é legal....

Águia de Ouro faz o carnaval

Samba menina bonita...

de azul e branco é legal....

Águia de Ouro faz meu carnaval.


O coração bate mais rápido e a gente esquece o cansaço, esquece os problemas, esquece tudo e apenas vale o momento. 


Acho que todo mundo devia desfilar uma vez na vida, ou pescar! A sensação de leveza é igual!

Bom, arruma daqui, estica dali, abre, fecha, olhaaaa a  linhaaaa... não deixa buraco! Deem as mãos para alinharrrrr e enfim entramos na avenida, e olhaaaa a linhaaaa, o alinhamento genteeeee


A  Águia volta ao Anhembi na quinta feira a noite.


4 de fevereiro
18h - Águia de Ouro
19h - Morro da casa Verde
20h - Pérola Negra
21h - Terceiro Milênio
22h - Unidos de São Lucas
23h - Camisa Verde e Branco
5 de fevereiro
18h - Acadêmicos do Tatuapé
19h - Tucuruvi
20h - Gaviões da Fiel

Comentários

Postagens mais visitadas