Febre maculosa - carrapatos


A febre maculosa é uma doença infecciosa que aparece de tempos em tempos em alguma região. É causada por uma bactéria chamado rickettsia rickettsii. Ele vive em carrapatos, principalmente no carrapato estrela, que o transmite aos animais e aos humanos ao picá-los. A maior parte das pessoas picadas NÃO  desenvolve a febre maculosa.
O período de incubação é de 5 a dez dias. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, mal estar indisposição e dores musculares intensas, até aí bem parecido com outras doenças, o que se destaca é o aparecimento de manchas róseo-vermelhadas na pele, primeiro nos pulsos e tornozelos e depois se espalham pelo resto do corpo. Se tiver alguns desses sintomas procure o hospital e fale se passou por algum lugar que poderia ter carrapatos.
Se a pessoa não receber tratamento adequado, antibióticos certos, a doença vai se alastrando e atingindo os orgãos como o fígado, rins, baço, pulmão e cérebro. Podendo levar a morte por infecção generalizada. 
Melhor é evitar áreas que estejam com risco, Se for pescar, ou entrar em lugares que existam carrapatos, pasto, grama, capim, use roupas claras, para ver os bichinhos. Use roupas que cubram o corpo, com mangas. 
E cuide dos animais domésticos que podem hospedar tão indesejáveis parasitas. 
Nos cães a doença pode se confundir com outras, os sintomas são febre, falta de apetite, letargia, anemia e trombocitopenia(redução de plaquetas no sangue). Esses sintomas podem ser de outras doenças, como a Erlichiose, que também é transmitida pelo carrapato. Só com exames de sangue pode ser confirmado.
Melhor estar sempre atentos.

Comentários

Postagens mais visitadas