Diálogo

Ontem nós fomos assistir a uma palestra do Alkindar de Oliveira. Cultura do Diálogo. 
Ainda estou digerindo a palestra, mas o que já conclui é que a falta do diálogo, seja onde for, provoca problemas e mais problemas. 
No trabalho, a falta de dialogo causa perda de produção, instabilidade, adversidades na equipe, um ambiente horrível, além de gerar conflitos desnecessários.

Na familia, desentendimentos são causados por falta de diálogo, um não fala, o outro imagina o que o outro pode ter pensado e não falou e não fala também e pior, se fala fala m*. Com certeza o que pensou  que o outro teria pensado está totalmente errado... Cômico, se não fosse trágico!

Na sociedade, com os amigos é a mesma coisa, se dialogássemos mais, sem debater, sem discutir, provavelmente a vida seria melhor ao nosso redor. Nos entenderíamos muito mais, não só ficaríamos imaginando o que o outro está pensando, mas teríamos certeza do que o outro está pensando. 
E em contrapartida o outro saberia o que nós estamos pensando; evitaria tantos mal entendidos...

Nas relações pessoais, sentimentais evitaríamos tantos dissabores se dialogássemos mais. 
Diálogo, nem discussão, nem debates. Mas como vamos aprender a dialogar se não dialogarmos? Por que nós discutimos e debatemos por que muitas vezes o outro não nos dá a benção do diálogo e vamos ficando de "saco cheio" e em vez de conversarmos, acabamos discutindo. 
E se nós não dialogamos vai se construindo uma parede entre os dois, afastando cada vez mais uma da outra até virar uma fortaleza mesmo, daquelas intransponíveis!

Não temos bola de cristal disponível, é necessário, imprescindível que as pessoas falem o que estão sentindo, pensando, programando para que as outras saibam, senão vamos ficar eternamente nas conjecturas, tentando adivinhar e errando e com isso cada vez mais insatisfeitos! 


Comentários

Postagens mais visitadas