Reforma Intima/faxina/desapego


Quando nos propomos a arrumar um guarda roupa, geladeira, arquivos no computador, as gavetas no escritório, como procedemos?

Temos que ir tirando os os objetos dos lugares, um a um, abrindo pastas, experimentando roupas, vendo o que serve, que está aproveitável, o que não se aproveita mais, o que serve, o que está apertado, o que já foi útil um dia e hoje não é mais.

Vemos o que podemos aproveitar de todo o conteúdo e nos descartamos do resto. È indiferente o destino que vamos dar àqueles objetos descartados, pode ser para doação, pode ser reaproveitamento, reciclagem, ou apenas jogar no lixo. O que importa é que como não nos serve mais; é necessário que nos desapeguemos deles, abrindo caminho para coisas novas e que vamos usar.

É assim conosco também, de vez em quando é preciso fazer uma “faxina mental”.

Começamos a examinar cada coisa, cada gavetinha da nossa mente.
Vamos vendo o que nos serve, o que pode ser reaproveitado e aquelas que temos que descartar.
Descartando aquelas velhas mágoas, eliminando os ressentimentos, vendo o que já foi útil um dia e hoje não cabe mais na nossa vida.
Vamos tornar as coisas mais simples, descomplicar, não vale a pena ficar pensando e repensando.
Vamos trocar nossas idéias “daquele tempo” por novas que se adaptam mais aos dias atuais.

Dizem os especialistas que 70% das pessoas vivem no passado, 25% no futuro e apenas 5% no presente.
O passado é útil para ter a consciência do nosso aprendizado, nossas lições.

Aprender com o passado para usarmos no presente e assim fazermos um futuro melhor.

Mas se ficamos presos ao passado, estagnamos e não evoluímos.

Vamos deixar que os mortos cuidem dos seus mortos, como Jesus falou. Quando Ele falou isso era justamente para que as pessoas se libertassem das amarras que nos prendem ao passado.

Vamos perdoar.
Esse perdão vai fazer com que levantemos a ancora que nos mantém imobilizados.

E como no nosso armário/geladeira/computador/mesa do escritório, depois da limpeza vamos ver o que precisamos repor e o que podemos adquirir de novo que vai nos servir para tornar a vida melhor.
Para nossa vida se tornar melhor, o principal é o Amor!  Amor ao Pai, amor ao próximo como a nós mesmos, o que implica amar a nós mesmos primeiro. Lembrando Paulo na sua carta aos Coríntios, no capitulo 13 ainda; Se eu não tiver amor, não adianta nada.
E para ter amor é preciso que amemos mais, muito mais. Amor é exercício. Hoje amamos um pouco, amanhã um pouco mais e assim vamos. Quando amamos a Deus amamos sua criação, seus filhos, seus animais, a natureza. Amar é incondicional. Não amamos só por que nos amam. Amamos por que é bom.
E quando nos amamos vamos nos cuidando melhor, colocando somente sentimentos bons dentro de nós, cuidamos mais do nosso corpo, da nossa mente, do nosso espírito.E consequentemente vamos tirando de dentro da nossa mente os pensamentos viciados e viciantes que so nos fazem mal.

Comentários

Postagens mais visitadas