Esofagite - Gastrite - Helicobacter Pylori

Fiz uma nova endoscopia no final de junho, a esofagite de moderada já passou a leve. As lesões no esôfago já diminuíram. Porém fiz a biópsia e deu gastrite crônica ativa associada ao H. Pylori. O que vem a ser o H. Pylori?  Helicobacter Pylori é uma bactéria que tem o formato de hélice, vindo daí o seu nome. elas são as únicas a conseguirem viver no estômago, graças a defesa que possuem, produzem amônia, que as protegem do ácido estomacal. Elas instalam-se no muco e como precisam de pouco oxigênio, vivem tranqüilamente.  Essas  bactérias enfraquecem a mucosa do estômago e causam infecções. Uma gastrite aguda passa a crônica rapidamente. Por outro lado a maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Acho que a infecção se desenvolve por uma associação da bactéria com outros fatores: stress, alimentação irregular, baixa imunidade, álcool, fumo e etc. A bactéria sozinha não faz tanto estrago. 
Como se pega? Acreditam que seja na infância, por meio oral-fecal. Ou seja; mãos não lavadas. 
Como se detecta? 
1) Endoscopia com pedido de biópsia para HPylori. 
2) Exame de sangue; é detectado anticorpos no sangue para a bactéria.
3) Teste respiratório; a pessoa ingere um produto e assopra.
4) Com produto que muda de cor em contato com a bactéria, não entendi bem como é feito.
Como acabar com as bactérias? Uma associação de dois antibóticos e um antiácido, tudo junto, uma batelada de comprimido. Dá enjôo, diarréia e em algumas pessoas provoca vômitos, mas é o único jeito.
Já estou no terceiro dia de tratamento, e uma coisa é certa, já estou bem melhor. Não sinto mais aquele desconforto e nem o gosto ruim na boca. 
Dizem que depois de um tempo volta de novo, mas a gente já fica mais preparada para isso.

Comentários

  1. Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo esclarecimento Deus nos abençoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas