Crianças - Respeito



Semana passada, trabalho com as crianças, tema do dia: Respeito. 

Eu gosto desse tema, peço exemplos de respeito, o Carlos vai escrevendo na lousa os exemplos dados. Enumeramos todos exemplos e falamos que falta um dos mais importantes, senão o "mais": Respeito a si mesmo! Exploramos bem o tema sobre o respeitar a si mesmo; quando nos respeitamos não fazemos determinadas coisas só por que os outros fazem. Quando nos respeitamos não vamos no "embalo" da "tchurma"! Não vamos beber só por que os outros bebem, não vamos fumar só por que os outros fumam e assim por diante. 
Lembrando que são crianças, na faixa de 12 anos, de comunidades carentes de tudo. Carecem de informação, de estudo, de amor e até de respeito!  
Depois de desenvolver o tema, elas desenharam, elas adoram desenhar. Nós temos nosso material de apoio, lápis coloridos, réguas, canetinhas, papéis e etc que elas usam e que guardamos para outro dia.
No fim da 'aula', despeço-me das crianças beijando-as e agradecendo pelo trabalho. Uma das crianças, já na porta de saída, após eu beija-la e agradecer, volta e me entrega um apontador de lápis que  estava levando, por engano. Eu  agradeci. E agradeci a Deus por ter conseguido plantar uma sementinha! 
São esses momentos que compensam, é a nossa "paga". Muitas da vezes nos sentimos impotentes diante das situações, achamos que o que estamos fazendo é muito pouco. Que é uma gota de água num oceano. Mas quando percebemos que essa gota pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, nos sentimos gratificados e percebemos que estamos no caminho certo. Pode ser que façamos pouco, mas fazemos alguma coisa. 
O que não podemos é ficar de braços cruzados só lamentando e criticando.


Comentários

  1. Que legal Silvia. Fazer trabalho voluntário é tudo de bom né? Parabéns por você fazer sua parte. Se todos ajudassem o mundo seria um lugar muito melhor.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal Silvia. Fazer trabalho voluntário é tudo de bom né? Parabéns por você fazer sua parte. Se todos ajudassem o mundo seria um lugar muito melhor.Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas