RESPEITO

Respeitar...
É complicado esse tal de respeito! Respeitar quem admiramos é fácil, mas o respeito é maior que isso:
É respeitar os direitos das pessoas, mesmo que sejam contrários aos nossos interesses.
É respeitar a opinião dos outros, mesmo que seja oposta a nossa e sem tentar modificá-la.
Como é difícil esse 'respeitar', temos a mania de tentar convencer os outros que nosso ponto de vista é o melhor. E o correto. Mas o que é o certo e o errado? O que está certo para mim, nem sempre é o certo para o outro. Eu tenho que respeitar o outro sem tentar modificá-lo.
Respeitar o tempo do outro, o que para mim é questão de horas para ser resolvido, para outros é questão de dias, ou meses.
Respeitar a vontade do outro. O gosto; o que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo...
Respeito é quando eu pergunto para alguém: --- Como vai, tudo bem? E espero a resposta, e principalmente, ouço a resposta.
É olhar as pessoas nos olhos e enxergá-las. Respeito meu irmão quando eu não jogo lixo na rua, não desperdiço nem água, nem energia.
Respeito e me respeito quando ouço críticas e consigo ouvir sem perder a compostura...
Respeito quando corrijo sem menosprezar a pessoa.
Respeito quando não tento impor minha vontade e me respeito quando imponho limites.
Eu respeito o outro, quando o aceito do jeito que ele é, e não como eu gostaria que fosse.
E respeitar é maior ainda, pois mesmo os meus adversários merecem o respeito. Nem que seja por auto-defesa...

Comentários

Postagens mais visitadas