MINHA VIDA SEM A VESÍCULA

O Roberto fez uma pergunta no post sobre a operação da vesícula e eu percebi que não tinha dado prosseguimento ao tema; pois bem, minha vida sem a vesícula ficou bem melhor, hoje em dia como tranquilamente sem aquele medo da indisposição digestiva. Era um drama antes, cada vez que comia, até coisas comuns, ficava com o estômago pesado, com aquele mal estar.
Outra coisa importante, já não sinto tanta fome, acho que aquele incomodo que sentia e pensava ser fome, era causado pela vesícula. Até emagreci...Quatro quilos após a cirurgia sem fazer dieta nenhuma. Imagina então se deixasse de comer doce como eu como...
A vesícula é um depósito de Bile. Ela libera a bile armazenada conforme comemos, para ajudar a digerir os alimentos, principalmente os gordurosos. É como um detergente que vai ajudando o intestino a digerir. Quando forma os cálculos, cada vez que ela é mais requisitada se movimenta mais e as pedrinhas também vão se movendo e atrapalhando a saída da bile, a coitadinha da vesícula faz um esforço maior e o(a) tonto(a) dono(a) dela sofre um bocado com as contrações, Quase um parto num canalzinho fininho, onde a infeliz da pedrinha não vai sair...
Com a retirada da vesícula a bile, que continua sendo produzida pelo fígado, é jogada direto no intestino. Dá para imaginar o resultado disso? Detergente direto? Vou muito mais ao banheiro. Tem hora que sai só bile, eca... Mas por outro lado isso é muito bom: Não fico "enfezada"!
Mas o problema maior de cálculos na vesícula é que ela pode inflamar, pode ocasionar uma pancreatite, o que é muito dolorosa e em boa parte dos casos fatal. Então, quando se tem cálculos, e já teve crise "braba", só quem já teve sabe o que é DOR, é melhor que se tire a vesícula antes que possa causar mais estrago!

*Atualização em janeiro de 2018:


Recebi um comentário tão bom que sinto a obrigação de compartilhar, pois tenho certeza que vai ajudar muita gente. Pena que a pessoa não deixou o nome para que eu pudesse nomear. Agradeço imensamente.

Bom vou falar da minha experiência: Retirei a vesícula tem 4 anos. No começo o médico apenas me orientou a reduzir gorduras da alimentação e que poderia comer de tudo, sem me dar maiores explicações. Nos primeiros anos comia de tudo e vez ou outra tinha diarreia. Seguindo uma dieta inadequada comendo de tudo, com os passar dos anos fui tendo mais diarreias e passei a ter também refluxo biliar que me deu gastrite e esofagite. Passei então a fazer uma série de exames e pesquisar mais sobre o assunto. Foi então que descobri que as pessoas que retiraram a vesícula devem seguir uma dieta disciplinada pelo resto da vida se não quiserem desenvolver essa "síndrome pós colecistectomia". Mudei a alimentação, passei a ingerir muitas fibras (aveia, manga, macarrão integral sem molho, arroz integral e etc) e a partir daí melhorei 80%. E é só quebrar a dieta que volto a ter diarreias e gastrite. Seguindo uma dieta rica em fibras e reduzindo gorduras saturadas da alimentação é possível eliminar ou pelo menos diminuir as diarreias. Uma combinação terrível para quem não tem vesícula é o churrasquinho com cerveja , álcool relaxa o piloro favorecendo refluxo da bile e a gordura saturada da carne estimula a produção de muita bile pelo fígado, aumentando a probabilidade de refluxo , gastrite e diarreia a depender da pessoa também. Não estou dizendo pra pessoa nunca mais consumir esses alimentos, mas deve reduzir a frequência que come essas coisas se quiser não passar mal. É se a pessoa não se cuidar, com o passar de muitos anos pode ter complicações mais severas , de gastrite evoluir para úlceras e em alguns casos para câncer de estômago, esôfago de Barret se tiver esofagite, câncer de cólon e etc. Tem pessoas que vivem sem vesícula há 30 anos e nunca tiveram nada. Já outras, Tem o que mencionei acima. De qualquer forma mudar a dieta é extremamente importante pra levar uma vida normal saudável.

Comentários

  1. Encontrei se depoimento que me ajudou muito.Tive uma crise violenta no sabado passado as 3 da madrugada. Fui para no hospital e tive uma cirurgia de emergencia, com a retirada da visicula. Ainda estou sofrendo com os gases e umaa puta prisao de ventre.Ta sendo dose, mas a gente sobrevive.Voce comentou que vai mais vezes ao banheiro e que muitas vezes sai bile. Explique melhor se puder.
    Abracos Marcia

    ResponderExcluir
  2. Patinho,

    Eu fico muito feliz em saber que posso ajudar de alguma forma.
    Espero que esteja melhor.
    Até o organismo se recuperar e se adaptar a nova situação demora um pouco, mas dá certo.
    A bile é uma melequinha verde amarronzada, é ela que dá a cor as fezes. Como o fígado continua produzindo na mesma proporção e não tem mais a vesícula que é um saquinho que guarda essa produção, a bile vai direto pra o intestino, e este a libera. Por isso sai a "melequinha". Mas isso é no começo, até o organismo se adaptar, agora já não acontece mais comigo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também queria lhe dizer que vocême ajudou...
    Em dezembro fui parar na emergência e me informaram q tava toda acaba e iam retirar a minha vesicula que estava inflamada e cheia de pedras...
    Quando fui transferida para o quarto para aguardar a cirurgia pedi a meu pai meu notebook e joguei no google "vida sem vesicula" e lá apareceu seu post. Devo dizer q desci para a cirurgia mais tranquila sabendo q pessoas como nós tem uma vida normal. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia,
    tirei minha vesicula nesta segunda feira 14/06.. bem recente e sinto muita tontura e sede..´vc teve isso nos primeiros dias tb?
    um beijo Sibelle

    ResponderExcluir
  5. Silvia Mantovani17 junho, 2010 16:06

    Oi Sibelle

    Eu não lembro de ter tido esses sintomas. Acredito que é por causa da anestesia.
    Apesar que eu demorei para voltar da anestesia, sou mole pra caramba, sou daquelas que dorme com buscopan, imagina....

    ResponderExcluir
  6. Oi Sílvia, suas palavras confortam bastante. Fui operada ontem.
    Algumas pessoas me dizem que nunca mais poderei comer aqueles salgadinhos gordurosos, churros...
    eu tenho apenas 20 anos...
    já chorei muito ...
    e pedi perdão a DEus se o magoei na vida.
    Me explica se puder .
    enorme abraço e consideração.

    ResponderExcluir
  7. Silvia Mantovani15 julho, 2010 19:52

    Anonima,

    Larga de ser boba. Salgadinhos gordurosos não são tão importantes assim e cá entre nós nem tão gostosos que possam valer nossa tristeza. Mas eu como de vez em quando e pouco, nem gosto muito.
    E o que tem a ver magoar Deus com isso? Hein? Deus é pai bondoso, amoroso, nada que fizermos vai magoa-lo a ponto Dele nos punir, imagina. Para de colocar besteiras na sua jovem cabecinha. Não é tão ruim assim. Daqui a pouco nem lembra mais. Eu agora ja estou me ocupando de uma esofagite e gastrite por H. Pilory, rsrsrs
    bjsss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. ola, queria dizer que me tranquilizou bastaste o seu testemunho, tenho cirurgia marcada para dia 3 de setembro, estou com uma inflamaçao de vesicula , é muito doloroso e me condiciona muito a minha rotina diaria...quanto tenho depois pude voltar á sua rotina? desde de já obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  9. Silvia Mantovani10 agosto, 2010 14:01

    Depende da cirurgia, da pessoa. Eu fiz por vídeo, são só três buraquinhos, a recuperação é mais rápida. A sua é aberta ou por vídeo?
    Eu operei em um dia, sai do hospital no dia seguinte de manhã e ao chegar em casa levei a Pitchula para passear como todo dia faço, (São seis kilos).
    Mas legal mesmo demorou uma semana.
    Minha cunhada ficou com aqueles gases circulando no abdômen, comum em algumas pessoas. eu não tive.
    Eu lhe garanto que qualquer coisa é melhor que aquelas crises horríveis que a gente tem por causa das pedras na vesícula.

    Beijosss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Silvia,
    Tenho lido seus depoimentos a respeito de saúde e como viver melhor, principalmente sem a vesícula. Realmente,sem a vesícula, por mais de sete anos, desfrutei de uma vida mais saudável, sem dor, A vida inteira sempre tive problemas com prisão de ventre e de uns três anos pra cá, na parte da manhã, vou ao vaso mais vezes e isso tem provocado hemorróidas com sangramento e consequentemente, vem a dor que é insuportável. A evacuação não é definitiva, mas fracionada.
    Já fiz duas cirurgias de hemorróidas. Tenho feito acompanhamento com médico e apenas excluindo alguns alimentos que dão gases, como grãos, leite, refrigerantes e gorduras tenho tido algum resultado, mas não a cura. Será que o meu organismo mudou conforme o tempo que estou sem vesícula?

    ResponderExcluir
  11. Silvia Mantovani13 agosto, 2010 09:34

    Carissimo(a) anônimo,

    Na minha opinião de leiga, acho que seu problema de intestino não tem lá muito a ver com a vesicula, mas sim com habitos alimentares, Pergunta básica: quanto de água que você toma no dia???
    O intestino funciona a base de água, sabe como funciona os laxantes? Eles irritam a parede do intestino e este por sua vez libera líquidos para combater a irritação, umidificando a superfície e facilitando a evacuação. Por isso que os especialistas não recomendam uso direto de laxantes, pois podem irritar mais do que devia. Os fabricantes não vão ficar falando isso por que não interessa para eles. Eu já vi intestinos, ao vivo e ao natural, com as conseqüências desse hábito de tomar laxantes. Ficam "inflamados".
    Se o intestino funciona a base de água, não é melhor tomar agua em vez de laxante?
    Iogurte é outra idéia boa, como tem lactobacilos, bichinhos bons, ajudam a flora intestinal. Eu tomo Kefir direto. fica mais suave que o comprado e eu faço como, quando e na quantidade que eu quero.
    Nossa, isso tá quase um post!
    qualquer coisa manda email que conversamos mais.
    Bjsss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Por favor, vou ter que me submeter a uma cirurgia de retirada da vesicula e gostaria de saber quanto tempo vou levar para voltar a frequentar a academia? Obrigada. Alessandra.

    ResponderExcluir
  13. Silvia Mantovani21 agosto, 2010 22:15

    Alessandra, minha querida,
    Isso depende de tanta coisa... Que tipo de cirurgia, seu corpo, sua recuperação, acho que a melhor pessoa para responder sua questão é seu médico.

    Boa sorte e juízo. Não abusa.

    ResponderExcluir
  14. ola silvia ..
    tenho 26 anos tirei minha visicula dia 03/08/2010 so que agora sinto que meu sistema nervoso esta diferente minha presao esta abaixando se fico ansiosa sera e por causa da nestesia .. equanto a coisa com gorduara nao poderei comer mais e isso .por quando peguntei o medico ele disse que poderia nao entendo porque outars pessoas falam que nao pode . mais sinto que fico com azia

    ResponderExcluir
  15. olá.. esses dias meu professor estava falando sobre viver sem vesicula, e resolvi procurar na internet e achei o seu blog. muito interessante por sinal.. realmente só quem já teve sabe como aquela DOR é horrivel. eu não conseguia dormir, ficava me virando de um lado para o outro mas tentava bancar a forte para não ficarem preocupados comigo. quando finalmente fui fazer o exame.. descubro que estava com pedras na vesicula e esta já estava inflamada. fiz a cirurgia um dia depois do vestibular, sai no outro dia do hospital, fiquei uns dias com mt dor no umbigo.. q ainda estava cicatrizando. depois ficava enjoada, sem conseguir comer muito.. e acabei emagrecendo 5 kilos sem dieta nenhuma! isso foi ano passado, qnd eu tinha 18 anos.. e até agora não sinto muita vontade de comer "salgadinhos gordurosos".. so de ve-los fico enjoada. tambem tive esofagite (ja curei ainda bem) e refluxo.. que tenho que cuidar para não sentir os sintomas.. ate que vivo bem, tranquila.

    ResponderExcluir
  16. Como seria a questão do alcool, posso beber ou terei que parar totalmente?
    Gordura sei q deve ser evitada, porém posso comer as vezes?
    To nervoso quanto a isso tudo
    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Silvia Mantovani21 setembro, 2010 21:36

    Não fique nervoso não... Eu bebo socialmente. Gosto de uma cerveja, de uma caipirinha e não me faz mal. Claro que se me excedo o fígado reclama.
    E como bem uma picanha, com aquela camada de gordura!!! Mas sem exagero. Se eu exagero me provoca um desarranjo intestinal(piriri)
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Fiz cirurgia de vesicula há 4 dias.Ocorreu tudo bem.Só tem um problema estou com prisão de ventre, desde que cheguei do hospital. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  19. Silvia Mantovani02 outubro, 2010 16:48

    Caro(a)
    Não é bem uma prisão de ventre, se fôr Luftal resolve. Se vc fez a cirurgia com videolaparoscopia, eles injetam um tipo de gás no abdomem para poderem mexer lá dentro mais facilmente e esse gás vai saindo aos poucos, fica dentro do abdomem, não dentro do intestino, percebe por que o Luftal não resolve? O jeito é ter paciência, procurar andar, não ficar muito acomodado. Passa logo, fica tranquilo(a).
    boa sorte.

    ResponderExcluir
  20. Luiz Augusto Penna14 outubro, 2010 17:57

    Tenho 77 anos e fiz a retirada da vesícula a uns 60 dias.
    Foi uma cirurgia de emergencia tendo passado pelo CTI duas vezes.
    Quando voltei para casa estava muito debilitado, com uma profunda depressão e cansando ao andar qualquer 50 metros.
    Aos poucos fui me recuperando, insisti nas caminhadas e passei a fazer bicicleta ergométrica.
    Hoje posso dizer que estou plenamente recuperado,
    o intestino já funciona bem , já compareci a dois churrascos e comi com moderação e não tive problemas.
    Minha vesícula estava totalmente inflamada , uma das pedras era do tamanho de um ovo de codorna e havia pús nela.
    Graças a Deus e a competencia dos médicos sobrevivi e bem.
    Aconselho a todos que fiquem sempre atentos à vesícula pois é muito melhor operá-la enquanto se é moço e por laparoscopia.

    ResponderExcluir
  21. ola tenho 30 anos e fiz a retirada da vesicola a 4 meses,so que 15 dias depois que eu tinha operado voltei a sentir dores novamente como antes,ai o meu médico pediu uma endoscopia e acusou uma bactéria h pilory e uma gastrite leve,fiz o tratamento e estou me recuperando,so que até hoje eu não sei o que sentia se era por causa da vesicola ou do estomago fiquei numa duvida muito grande e isso não sai da minha cabeça,depois que operei da vesicola eu fiquei com muitos gases tem dia que eu me sinto muito indisposta com uma tremedeira e minha barriga fica fazendo uns barulhos entranhos tipo roncando ou como se eu estivesse com diarreia e os arrotos são constantes,antes eu comia bastante agora eu não tenho fome as vezes como forçada minha altura é 1.60 eu pesava 58 emagreci muito e agora to pesando 52 eu acho que emagreci muito em tão pouco tempo de cirurgia fico preoculpada ´pensando será que vou conseguir voltar ao meu peso de antes novamente tem dias que vou ao banheiro 1vez mais tem dias que vou 2 vezes sendo que na segunda sempre apresento diarreia, eu operei por video,e agora o que faço estou muito abalada psicologicamente com muito medo.

    ResponderExcluir
  22. Silvia Mantovani15 outubro, 2010 09:13

    Anonimo(a) Vamos por partes, como diria Jack, o estripador:

    1º Antes de operarem a sua vesicula, os médicos fizeram um ultrassom, é um procedimento normal, no ultrassom acusa a alteração da vesícula. Se resolveram operar é por que tinha necessidade sim. Formam pedras na vesícula que entopem a passagem da Bile, podendo provocar a inflamação e causar uma pancreatite, muito mais grave e se não tiramos corre o risoc até de estourar e causar uma infecção generalizada no corpo. Já imaginou o estrago?

    3º O pós operatório é assim mesmo, eu já comentei isso em outras respostas; como os médicos injetam um tipo de gás no abdomem para distende-lo e ficar mais fácil mexer lá dentro, esse gás vai saindo aos pouquinhos, causando esse desconforto em algumas pessoas. eu não tive.

    2º Quanto a gastrite, se vc ler um dos meus ultimos post, eu também tive por H Pilory também. Fiz o tratamento direitinho e já estou bem, como tenho refluxo evito comer a noite, antes de dormir e não abuso na alimentação.

    4º Vc vai voltar ao peso. Como eu gostaria de ter emagrecido e continuado magra!
    E vc reclamando por ter emagrecido...

    5º Não esquenta a cabeça... Você só tem 30 anos e preocupada desse jeito? Vai ficar com rugas cedo...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  23. Silvia Mantovani15 outubro, 2010 09:31

    Sr Luis,

    Que legal saber da sua historia.
    Percebo que é uma pessoa de muitos amigos; (dois convites de churrascos em pouco tempo) Tem uma vida social ativa, melhor que a minha, kkkk. Disposto a compartilhar suas experiências colocando um comentário que pode ajudar outras pessoas.
    E que não se retrai diante das mudanças.
    Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Luiz Augusto Penna15 outubro, 2010 17:04

    Dra Silvia
    Muito obrigado pelos seus comentários.
    Realmente saí da gravíssima operação, bem físicamente porem extremamente deprimido.
    Graças ao meu clínico que me deu um anti depressivo em doses mínimas e graças aos exercicios físicos e uma alimentação equilibrada recuperei-me totalmente.
    Tenho tambem uma pequena anemia ferropriva e estou tomando o Noripurum fólico e ja no ultimo exame o hematócrito está quase normal.
    Lí em outro local da internet que estes remédios mais caros fazem menos efeito que o Sulfato ferroso que custa muito menos.
    Será que é verdade?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Olá Dra Silvia...
    Li todos os depoimentos aqui postados, e me tranquilizei bastante. Tenho pedra na vesícula e tenho apenas 15 anos, espero não retirar essas pedras tão cedo, pela minha idade.
    Mas tenho duvidas, se eu retirar a vesícula, poderei voltar a comer comidas como xis, pizza essas coisas??? pois no momento em que estou evito isto ao maximo.
    Sem a vesícula terei de ter o mesmo cuidado que tenho com as pedras ? ou poderei ficar mais tranquilo?

    Obrigado pela atenção, e desculpa pelo nervosismo.

    ResponderExcluir
  26. Silvia Mantovani16 outubro, 2010 20:03

    Sr Luis e Lucas, eu não sou médica; apenas postei o meu depoimento após a retirada da minha vesícula.
    Eu trabalho em hospital, mas sou apenas auxiliar técnica de necrópsia. Conheço bem o corpo por dentro isso é verdade, mas só. A minha experiência é pessoal.

    Lucas, eu sem vesícula como qualquer coisa, pizza, xis e etc, mas não abuso muito, se como muita coisa gordurosa, tenho diarréia. e além disso como tenho refluxo não posso fazer extravagância mesmo.
    Eu convivi com minha pedrinhas alguns anos até elas começarem a incomodar, mas também quando começou a dar crise, Deus me livre, é horrível. é uma dor terrível. Tive umas três crises, e já marquei cirurgia, não queria sentir outra vez aquela dor.

    boa sorte para vc, Lucas.

    ResponderExcluir
  27. Silvia Mantovani16 outubro, 2010 20:04

    Sr Luis,

    eu vou pesquisar a respeito do medicamento, vou procurar informações no hospital que trabalho, quando voltar das férias.

    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  28. oi silvia eu retirei minha vesicola no dia 26 de junho,gostaria de saber se é normal ficar sentindo barulhinho de gases na barriga,e ficar soltando uns punzinhos mal cheirosos sempre.eu estou arrotando muito tbm,fiz um exame de amilase o resultado deu 169.0 sendo que o valor de referencia é de 60 a 160 u/dl,sera que ta muito alto minha amilase? bjss e obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Oi Silvia, foi tentando encontrar respostas para as minhas dúvidas, que encontrei esse espaço. O que aconteceu comigo foi bem incomum. À um ano atrás descobri que tinha os danados dos cálculos, por meio do ckeck-up anual que faço. Não levei aquilo muito à sério porque não sentia absolutamente nada. No check-up deste ano, é lógico, eles estavam lá, ainda. Fui aconselhada a retirar a visícula, por conta do perigo que os cálculas representavam. À uma semana atrás fiz a cirurgia por vídeo laparoscopia, e o médico me disse que a minha visícula já estava inflamada; ficou surpreso quando confirmei que não sentia dor alguma.

    Depois dessa experência, percebi o quanto é importante fazermos check-up anual, pois se eu não tivesse feito, algo muito ruim poderia ter me acontecido. Sabe como é, mãe de gêmeos de 6 anos não pode morrer nunca.

    Beijos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  30. Silvia Mantovani22 outubro, 2010 10:18

    Gisele,
    Realmente impressionante vc não sentir dor com a vesícula inflamada, deve ser por causa dos gemeos, rsrsrs. Sério, dizem que quando a gente tem preocupações maiores o nosso organismo espera para ficar mal. Nós só vamos "pegar" uma gripe depois de um problema resolvido. Parece que o cerebro manda uma mensagem para o corpo: "guenta aí, que não é a hora de ficar doente..."

    Ah, eu descobri minhas pedrinhas quando fui fazer uns exames que o médico "para regime" pediu, não fiz o regime, mas tive que cuidar da vesícula e da tireoide, se não fosse isso não ia descobrir tão cedo.

    Bjsss e boa sorte

    ResponderExcluir
  31. Silvia Mantovani22 outubro, 2010 10:36

    Anonima,

    A amilase é uma enzima produzida pelo pancreas e pela saliva, ajudando na digestão. pode ter alteração significativas devido a pancreatites, ulceras e problemas hepaticos.

    Apesar que a ausencia da vesícula interfere no funcionamento do intestino, acho que os gases se devem mais a sua alimentação.

    boa sorte.

    ResponderExcluir
  32. Oi Silvia, gostaria de deixar o meu comentário para tranquilizar as pessoas que sofrem com as dores terríveis provocadas pelos cálculos na vesícula. Já passei por isso e sei como é. Há cinco anos fiz a cirurgia por laparoscopia e desde então nunca mais tive dores. Posso comer de tudo. E quanto a moderação, isso serve para todas as pessoas com ou sem vesícula!
    Muito legal o seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  33. Olá. Amei seu blog.
    Fiz a cirurgia na ultima semana e consegui várias respostas as minhas preocupações. O que continua me incomodando, além das dores, é o intestino preguiçoso. Ah estou emagrecendo (uma das coisas boas da cirurgia kkk) pois não tenho fome.
    Obrigada pelos esclarecimentos, um abraço.
    Ana

    ResponderExcluir
  34. Anonimo, Ana

    É muito legal receber comentários como esses. Saber que de alguma forma podemos ajudar outras pessoas faz muito bem.
    Muito obrigada.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  35. Olá Silvia, fiz minha cirurgia no ultimo dia 03/11, nas primeiras horas senti bastante dor de estômago mas agora estou bem dentro do possivel no sexto dia de recuperação, vi alguns casos acima e vi que meu médico foi bem cuidado eu também tinha essa bactéria no estômago mas fiz o tratamento antes da cirurgia...gostei muito do blog..tirei várias dúvidas...boa sorte a todos acima.

    ResponderExcluir
  36. Eu acabei de chegar do hospital tenho 23 anos e estou sentindo um desconforto abdominal acho q eh normal nada que doa só eh desconfortavel msm , como se estivesse cheia de gases acho que é normal, todavia glorifico a Deus porque no mais deu tudo certo , agora queru deixar claro uma coisa O Medico antes da cirurgia fez uma ultra-som e eu fiquei com ictericia , por conta de um cauculo que estava no canal biliar , teve primeiro que fazer uma micro cirurgia pelo esofago (que lembra muiiiito endoscopia) nao doi nada , e depois de tirar uma pedra de 1 cm e meio que estava no canal biliar ai sim fiz a da vesicula e cheguei agora to esperando ficar recuperado pq bom eu CREIO que já estouu ! abraços a todos !.. Diogenes Eugenio.

    ResponderExcluir
  37. Hey Silvia! Redundante dizer quanto é bom seu post. Bom, faz um ano que me livrei desse inferno chamado cólica biliar. Li que é comparável a uma cólica renal e a um parto (juro que fiquei apreensiva quanto a ter rebentos...). Acho que eu nunca tinha passado por uma dor tão ilógica antes. O pior de tudo é que, por não ter plano de saúde e nem dindim pra bancar uma cirurgia particular, tive que recorrer ao susão (jeito "meigo" de falar do SUS). E sabe, levei uma vida agoniosa de dores por uns... DOIS anos. Bem, estou viva e já é algo!
    Mas Si, fala aí, você nunca mais sentiu desconforto pra comer? Em casa não somos adeptos de gorduras, embutidos, leite integral e tal. Mas vira e mexe minha digestão vira um caos! É a motilidade intestinal, é amargor na boca, é uma dorzinha epigástrica... e o pior, os médicos falam que minhas funções hepáticas estão normais! Um até me disse, em termos engraçadinhos, que devo se hipocondríaca, logo eu que reluto em tomar analgésicos pra dores de cabeça... bom, mas é assim a vida... estou procurando um jeito de fazer uma dieta melhor pra cessarem minhas dificuldades da vida sem vesícula, hehehe. Ah, menina que sorte a sua de perder a fome! A minha por doces triplicou, hehehehe! Bom ano novo!!

    ResponderExcluir
  38. Anissima, Que delicia seu comentario!

    Vamos lá, eu sou funcionaria publica estadual e trabalho no hospital, mas desde a primeira vez que fui ao médico e descobri as pedras até a operação demorou uns dois anos também. Minha primeira crise brava foi em fevereiro e no IAMSPE marcaram a cirurgia para setembro. Consegui fazer antes, em junho, pelo Hospital do Campo Limpo, que é da Prefeitura de São Paulo. Aonde eu fui muito bem tratada, diga-se de passagem.
    Falei do apetite por que antes da cirurgia eu sentia um desconforto grande que parecia fome e eu comia como que para aliviar. Depois que operei não senti mais isso, mas infelizmente continuo comendo doces como antes, uma formigona.
    Não sei se já leu outro post meu que falo da gastrite por HPilory e do refluxo. Dá uma lidinha.
    Se eu abuso, fico mal com certeza. Não posso comer muita gordura, muito tempero, abusar mesmo não pode.
    Alimentação saudável, balanceada e água, muita água. É simples, a gente que complica tudo.
    Beijossss e um bom ano novo.

    ResponderExcluir
  39. Olá Silvia, fiz a cirurgia da retirada da vesícula dia 23 de fevereiro, foi meio que de urgência,por video, retirei mais de QUATROCENTAS pedras, tenho menos da metade, pq ele disse q na sucção foi embora, os gases andavam dentro da minha pessoa, mas fiquei bem depois da anestesia geral, passei fome e sede pois a dieta do meu médico foi zero, estou me recuperando, umbigo dolorido, mas é comer e "cagar" estou como lagarta rsrsrs, já vi que vou ter que rever minha alimentação, apesar que me deu 5 dias de dieta leve depois da cirurgia, to achando ele radical demais,mas estou sem as malditas cólicas isso é tudo né... ele já me avisou que vou ter q fazer endoscopia mais pra frente e lendo os coments vi sobre a tal H, imagino que é pra ver se tenho.. somos podres mesmo rsrsrs bjs a todos os sem vesículas...

    ResponderExcluir
  40. Neu,lagarta, kkkkkkkk
    400 pedras, vc é exagerado heinnn...
    Uma pedra grande é "menos ruim" que varias pequenas. As pequeninas acabam obstruindo o canal e pode provocar dores horríveis. A pessoa fica "verde" de dor.
    Esse desconforto passa rápido, daqui a pouco nem lembra mais. Mas cuidado com a alimentação, evite gordura. Principalmente se comer fora de casa, verifique antes se tem um banheiro perto!
    Rssss Beijossss

    ResponderExcluir
  41. Retirei a vesícula há 18 anos, hoje tenho 32 e tenho diarréia TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, ela faz muita falta. Não há imosec que segure, é horrível...

    ResponderExcluir
  42. Silvia Mantovani28 março, 2011 16:32

    Nossa... 18 anos com diarréia todos dias?
    Deve ter mais alguma coisa errada além da ausência da vesícula.
    O que os médicos dizem? E alimentação? Algum medicamento não pode estar causando isso?
    Me conta.
    Abração

    ResponderExcluir
  43. Poxa Vida estava tão animado ao ver os posts dizendo que a maioria dos sintomas pós operação eram,desconforto abdominal,gases e um pouco de diarréia no começo, ja que a bile apos a cirurgia vai direto pro intestino ... Mais ai vem alguem dizendo que tirou a 18 anos e tem diarréia desde de então pelo amor de Deus me ve uma resposta para esse ultimo post ...

    Vou fazer uns exames antes de marcar minha operação como o exame pra ver minha coagulação ... e estou procurando depoimentos de pessoas que passaram pelo mesmo. Eu sempre tive problema de colesterol auto graças a genética mais sempre controlei sempre que fui ao medico estava controlada então nem posso dizer que tenha sido um problema na minha vida ... mais acabou sendo ja que formou as pedras ... mais estou tranquilo em relação a cirurgia depois de todos os depoimentos aqui colocados em questão ...

    Obrigado por ter criado esse post sem ele muitas pessoas estariam mega preocupadas ...

    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Silvia Mantovani13 abril, 2011 15:19

    Anônimo, (por que será que vcs não colocam nome, aí eu tenho que ficar "numerando" os anônimos)
    Sinceramente? Eu acho muito esquisito uma pessoa com diarréia todos esses anos, no mínimo deve ter outro problema.
    Eu trabalho em hospital e desconheço história semelhante. Diarréia direto pode até lesionar as paredes do intestino, além de acabar com a flora intestinal e com isso provocar problemas mais sérios.
    Fica tranqüilo, vai dar tudo certo. Eu arrisco o dizer que suas pedrinhas são amareladinhas e friáveis, e váriassss kkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. Olá Sílvia!
    Me Chamo Iza, tenho 33 anos e Hj fui fazer um exame de rotina( ultrassonografia abdominal) é qual foi minha surpresa quando a médica me disse que eu estava com "pedregulhos" na Vesícula e que provavelmente iria ter que retirá-la... E aí a ficha caiu, pois a uns 6 meses vinha sentindo uma dor bem entre os dois seios( na parte debaixo, em cima do estômago) que eu achava que fosse o estômago... A dor quando dava era tanta que doía até as costas...Aí eu tomava um antiácido e aquelas pastilhas pra azia e deitava e ficava quietinha até que aos poucos ia passando....Bem voltando ao resultado de Hj(20/04/2011), fiquei meio assustada com a possibilidade de ficar sem MINHA vesícula... Aí começei a fuçar aqui na net informações e encontrei seu Blog e Tds esses comentários e tudo estava indo bem até que?!... fiquei ASSUSTADÍSSIMA quando li o comentário dos" 18 anos de diarréia"...Rs Meu Pai do Céu, imagina só, caganeira Todo dia?!Rs...Olha ainda não levei meu resultado pro meu médico, mas vou levar e a primeira coisa que vou perguntar a ele se irei EVACUAR dessa forma? Pq pelo amor de Deus, ninguém merece!! Voltarei a dar notícias sobre mim... Vamos aguardar o que o médico irá dizer. Farei um questionário com as minhas dúvidas antes de ir e perguntarei à ele e depois postarei aqui pra Vcs.
    Abraços e Viva os sem VESÍCULAS!!!!

    ResponderExcluir
  46. Silvia Mantovani20 abril, 2011 16:20

    Oi Iza,
    Já valeu a risada da tarde... Já pensou 18 anos de diarréia? Eu teria perdido todos meus "quilogramas excedentes"!!!
    Mas brincadeiras a parte, todas pessoas que eu conheço que tiraram a vesícula levam uma vida normal. e não comer frituras e gorduras em exagero, eu acho que deveria ser "normal" para todas as pessoas, não só para nós "sem vesículas".
    A cirurgia em si é tranqüila, pós operatório, nada de absurdo. Não pode é esperar ela inflamar para operar, pois aí fica mais complicado.

    Boa sorte e conte tudinho.
    bjsss

    ResponderExcluir
  47. Olá Silvia estava muito preocupada.
    Pois á 2 anos tenhos essas dores, todas as vezes que ia ao hospital me falavam que eram gases....e lá ia eu tomar Buscopan na veia !
    Até que sexta feira tive mais uma crise, eai o médico decidiu me examinar, e ficou assustado por que sentiu bem inchado, chamou até outro médico para olhar !! Bom eles me falaram que é visícula vou fazer uma ultra para confirmar...Mais tenho algumas dúvidas...é verdade que agora posso engordar com mais facilidade ? Tenho só 20 anos estou assustada !!

    ResponderExcluir
  48. Silvia Mantovani21 abril, 2011 08:24

    Taianny,

    Eu acho que a retirada da vesícula até emagrece...
    Eu já vi vesículas com mais de quilo de peso, sério! Pedras pesam...
    Deixando a brincadeira de lado, acredito que a retirada da vesícula possa até emagrecer mesmo, pois as pessoas se policiam mais na alimentação, evitando gorduras e frituras. Eu mesma na primeira semana perdi aquele inchaço que tinha no estômago, e depois emagreci uns dois quilos sem fazer nada.
    Não fica assustada não, vai dar tudo certo.
    E evita comer frituras, poupe seu organismo enquanto não opera.

    ResponderExcluir
  49. Ola Silvia,
    Chamo-me Tania e tenh 21 anos, no dia 13 deste mes fui operada a visicula.. a operaçao correu bem. mas fikei com sinusite completa, a minha alimentaçao como ja de tudo mas sempre com muito cuidado e hoje os meus amigos convidaram me pra comer pizza estou com um pouce de medo de me sentir mal pois ninguem me deu uma "dieta a seguir" mandar me fazer a minha vida normal.. mas ao ler os posts anteriores fiquei mais calma ao pensar k vou ter uma vida normal a k tinha :)

    ResponderExcluir
  50. Oi Silvia td bem???
    Em primeiro lugar quero dizer que achei vc mto querida e atenciosa em responder a tds. Parabéns pelo seu blog e por compartilhar sua experiência, hj fiquei sabendo que será necessário retirar minha vesícula fiquei um pouco abalada confesso, mais lendo esses relatos de alguma forma me ajudou, pois suas respostas são reconfortantes, espero que minha cirugia tbém seja um sucesso, obrigada e boa noite!!!bjss

    ResponderExcluir
  51. Silvia Mantovani29 abril, 2011 14:21

    Gil, obrigada pelo carinho.
    Quando vai operar? Conta depois para nós como foi.
    Com certeza vai dar tudo certo.
    quando temos que fazer uma intervenção cirúrgica, por mínima que seja, ficamos ansiosos, é normal.
    Mas depois que passa o tempo a gente nem lembra direito o que sentiu, fica muito "pequeno".
    Boa sorte e bjsss

    ResponderExcluir
  52. Ola,

    Tenho 40 anos e há cerca de um ano que tenho umas 2 crises por mes de dor violenta no estomago (começa mesmo na boca do estômago e depois espalha-se pelas costas causando-me ate' dificuldade em respirar de tanta dor) que ao principio me fazia vomitar e alteravam tambem os intestinos, mas depois que comecei a ser medicada com protectores gastricos as crises eram so' de dor intensa.
    Fiz endoscopia em novembro e acusou uma gastrite e a H Pylori e fiz o tratamento para a bacteria em janeiro. As crises continuaram mesmo com dieta (cortei com café, chocolate, queijos e andava a cozidos e grelhados) e na semana passada fiz a ecografia abdominal que acusou muitas pedras na vesicula e aconselharam-me a cirurgia. A minha dúvia e' que as dores começam sempre na "boca do estomago" e nunca do lado direito como parece que acontece com a vesicula. Será que as dores sempre foram das pedras e nao da gastrite q andei a tratar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  53. Silvia Mantovani04 maio, 2011 15:02

    Ola, Eu arriscaria a dizer que as suas dores sempre foram da vesícula. Esse tipo de cólica que vc descreve é a mesma que eu sentia e que as pessoas contam também.
    Porém se vc fez uma endoscopia e pesquisa para H Pylori e confirmou, com certeza vc tinha uma gastrite causada por Hpylori, ou seja, vc foi premiada com as duas coisas ao mesmo tempo! Aahhhhhhh.
    Como já tratou a gastrite, sobrou a vesícula, vamos resolver o problema da vesicula agora, não é mesmo? Boa sorte para vc!

    ResponderExcluir
  54. Ola,
    Muito Obrigada!
    Já fui a consulta de cirurgia e me aconselharam a tirar o quanto antes, pois são muitas pedrinhas muito pequenas que podem ter consequencias piores como pancreatite aguda. O meu medo e' tirar e voltar a ter dores... Mas com a esperança de que tal não venha já tenho ECG e analises para fazer para tirar a vesicula em breve.
    Darei noticias! Espero que boas!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Olá Pessoal sou Eu a Iza novamente...Rs. Após receber a notícia dos Tais Pedregulhos na vesícula em um exame de rotina( onde até então eu sofria de dor e culpava o pobre do meu figado e estõmago..rsrs) Fui passar com o Gastro que verificou o resultado e disse que realmente nesse caso de pedras na Vesículas a primeira coisa a ser feita até ela ser retirada é uma dieta, pois determinados alimentos influenciam muito nas dores e crises que sentimos. Esses alimentos são um veneno para a Vesícula_ Carne vermelha, Ovos, frituras, Doces( por causa da Gordura).A Retirada da vesícula é a única coisa a se fazer, pois não existe tratamento com remédios que eliminem as pedras e a demora na retirada pode levar a uma crise aguda e o mais grave a uma( pancreatite)o que é mais grave do que a retirada da Vesícula. Então agora estou mais tranquila, pois a minha dúvida maior seria como poderei viver sem vesícula, já que se a tenho é pq ela tem alguma função,né?? Eu agora estarei passando na próxima sexta- feira- 13/05 com o cirurgião pra conversarmos sobre o procedimento e para marcarmos a cirurgia.Estou ansiosa, pois estou sentindo um desconforto danado, não posso comer nada, e quando como alguma coisa parece que não faço a digestão e me sinto como se tivesse comido uma boiada inteira..rs Estou tomando remédio a base de bromoprida pra conseguir ficar um pouco melhor e conseguir esperar até a cirurgia. Bem é isso, agora é só esperar pelas dicas do cirurgião e marcar logo a retirada da Vesícula e seguir a vida normalmente como disse a Gastro.Mandarei notícias...Aguardem!!! Um super bj à Tds em especial à Silvia.

    ResponderExcluir
  56. Boa Noite.
    Meu nome é Elton, devido a enormes dores, tive que ir ao Pronto Atendimento, sendo diagnosticado como dor de estômago, indicando soro, buscupoam e mais um remédio para tirar o enjoo. Fiquei umas 4 horas de tive alta. Marquei consulta como meu cardiologista, que indicou vários exames e rotina, ainda, ultrason do abdomem e endoscopia. Fis os exames na semamna santa. Na páscoa, abusei do bacalhau, e a noite, novamente no Pronto Atendimento, novamente, buscopam, soro, e remédio para o enjoo. Continuei com um pouco de dor e foi receitado buscopam em gotas de 6 em 6 horas.Continuei com dor na segunda, fui trabalhar mais tarde. Na terça piorei, pequei o resultado dos exames e fui para o PS do Hospital São Luiz - unidade Tatuapé.O médico era exatamente cirurgião da área.De plano indicou a cirurgia de urgência. Mas não pude fazer a cirurgia pois no dia seguinte minha esposa realizaria cirurgia para tratamento de uma sinusite no Hospital São Luiz - unidade Itaim. Fui medicado para aguentar até a quinta feira, dia marcado para a internação. Fiz a cirurgia no dia 29, foram tiradas mais de 60 pedras. Tive alta no dia seguinte ao da cirurgia. No dia de hoje compareci ao retorno, o médico disse que está tudo bem e que devo ficar fora do trabalho por 16 dias.Agora, estou sem apetite, muita preguiça, vontade de ficar deitado o dia todo, com um pouco de diarréia, arrotando muito, mas sem dor. O abdomem está voltando ao normal aos poucos, estava muito volumoso. Espero o apetite volte, e que o amargor da boca também desapareça.O que você pode dizer de tudo isto Silvia.

    ResponderExcluir
  57. Silvia Mantovani10 maio, 2011 16:02

    Boa tarde Elton,
    O que eu posso dizer? Que bom que o pior já passou! Ufa que alivio!
    Daqui uns dias você nem vai se lembrar de tudo isso. Essas reações depois da cirurgia são perfeitamente normais. A de se pensar que foi muito mexido lá dentro. O fígado é grande, e a vesícula fica atrás dele, então para chegar nela, fuçam em tudo, considerando que tudo é muito justinho já viu o desconforto que fica depois, não é mesmo?
    Agora lembre-se que como não tem mais vesícula a bile vai direto pra o intestino, pode dar diarréia até o organismo se adaptar com essa nova realidade, mas o nosso corpo é muito inteligente e se adapta fácil, fácil. É uma questão de dias e tudo volta ao normal.
    Boa sorte e juizo na alimentação, não vale a pena abusar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  58. Silvia Mantovani10 maio, 2011 17:54

    Iza,

    boa noite. Nos mantenha informados. Boa sorte.

    bjsss

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Silvia.
    Gostei muito do blog,ele é esclarecedor, pois sentimos iseguros, quando nos é tirado algo, principalmente um "orgão" se podemos chamar a visicula de um orgão. Será que as as coisas vão funcionar direitinho? Este blog, nos dá mais segurança, para aceitar com mais naturalidade as informações do cirurgião.
    Deus de abençoe.
    Elton

    ResponderExcluir
  60. Boa Noite Sílvia, meu nome é Simone e estou há cinco dias sem vesícula... Um belo dia no trabalho comentei com uma colega: " Acho que estou grávida e o bebê vai sair pela costela direita"... Mal sabia que aquela dor seria apenas o começo da minha jornada. Quase 22h eu quase "parindo" pela costela e resolvi procurar no 'santo Google' "dor na última costela direita"... Dos 10 sintomas de cálculos renais descritos eu tinha 9... No hospital o médico riu da minha pesquisa e me solicitou um raio X pois certamente, segundo ele eu havia quebrado a costela...Insisti em fazer uma ecografia e estupefato o médico viu "bilhões" de microcálculos que tomavam conta de quase toda a vesícula. Um mês de dieta (quase)ZERO GORDURA, cá estou eu, tossindo muuuuito, sem poder dormir de lado, (ou de bruço como amo) pq sinto todos os meus órgãos soltos dentro da cavidade abdominal... MAS MUITO FELIZ! Voltei ao 'santo Google' buscando mais informações sobre o pós operatório e fiquei encantada com seu blog, fico agradecida que mesmo após tanto tempo vc ainda comente as respostas. Muito sucesso pra vc!!!

    ResponderExcluir
  61. Silvia Mantovani11 maio, 2011 23:21

    Simone,
    Você não tem idéia de como é gratificante para mim o alcance desse post. Saber que por eu ter escrito sobre uma experiência minha eu pude ajudar tanta gente e tanta gente pode ajudar outras; é muito bom mesmo. Ser o canal, o veiculo, legal isso, neh?
    E ainda tem mais comentarios que ficaram perdidos quando troquei de site de comentarios, se bem que eu fiz cópia desses comentarios e qualquer dia coloco tudo aqui de novo.
    Eu adorei a imagem de alguém parindo pela costela, nunca imaginei essa cena, kkkkkkk
    Eu também durmo de bruços, complicado...
    A sensação é bem essa mesmo, de tudo meio solto, e provavelmente fica, até se ajeitarem de novo!
    Beijos para você e muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  62. Meu nome é Luiz Fernando. Retirei a vesícula dia 11/05. Estou no quarto dia de recuperação e tenho me sentido muito bem, apenas com pequeno desconforto na cicatrização no umbigo (onde foi feito o maior furo) Não houve necessidade de restrição alimentar pois sempre me preocupei com isto. A cirurgia foi tranquila e a volta da anestesia também. O certo é que é muito melhor do que sentirmos aquelas cólicas insuportáveis.

    ResponderExcluir
  63. Ola, Sou Eu a Iza de Novo..Rs Agora pra contar que fui ao Cirurgião e como já sabia foi confirmado mesmo a retirada da VESÍCULA...Então, estou me preparando para Tal( fazendo os exames pré Operatório habitual) e dia 02/06, estarei entrando na sala de cirurgia. Espero que corra tudo com a Graça de Deus, e que o pós operatório aconteça da melhor forma. Agora é resolver meu outro problema, o intestinal..rsrs Já vivo constipada normalmente, mas acho que agora com essa história de cirurgia o psicológico também está colaborando para mais e mais e mais constipação..O médico me receitou tomar- Fiber Mais( uma fibra solúvel da Nestlé) e Tamarine... Vamos ver se consigo resolver esse outro problema, pra depois segundo relatos daqui, tomar alguma coisa pra prender...kkkkkkk.
    Um super abraço à Tds e à Vc em especial,Sílvia. Assim que puder estarei de volta compartilhando com vcs a minha experiência.
    Fiquem com Deus e VIVA OS SEM VESÍCULAS!!!!!
    Bjs, Iza.

    ResponderExcluir
  64. Cara Iza, bom dia. Sou o Luiz Fernando que fez um comentário anterior ao seu. Também tinha problemas de constipação, no entanto, após a cirurgia meu intestino está funcionando normalmente. Espero que você tenha o mesmo conforto. Felicidades na cirurgia e, principalmente, após.

    ResponderExcluir
  65. Fiz a retirada da vesicula neste sabado passado 21/05/11, estou me recuperando, porém, sinto alguns desconfortos, sinto muita fome, o estomago queima, ai como e fica tranquilo, mas passa uma hora e da fome novamente, estou com umas dores nas costas e no lado esquerdo, abaixo da costela, nao sei o que é isso

    ResponderExcluir
  66. Claudio,
    Demorei tanto para responder que, nessa altura o desconforto ja deve ter passado, kkkkk
    Essa dores nas costas e no lado esquerdo nada mais é do que aquele gaz que injetam lá dentro para expandir o abdômen. Demora a sair, mas sai.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  67. Minha operação foi na quart-feira,01/06/11 , correu tudo bem, porem deste então meu intestino não funciona, estou até sentidndo dores na cabeça. Meu medico receitou Plante Bem , tomei um envelope a noite e outro de manha, e ainda nada... nao sei mais o que fazer...
    Abraços .

    Ellen - 04/06/2011

    ResponderExcluir
  68. Olá. Há 6 meses tenho sofrido com enjoos, nauseas, diarreia e dores abdominais. Em uma ecografia feita em janeiro não apareceram calculos na vesicula. Continuei numa bateria de exâmes durante todo tempo, chegando a fazer uma colonoscopia nesta quinta feira. Durante a noite após o exâme, que exige praticamente 24hrs de jejum, fiz uma refeição leve e sofri com muita dor abdominal.
    Fui para a emergência achando que a colonoscopia havia furado alguma parte do meu intestino, quando em uma nova ecografia acusaram 2 calculos biliares menores do que grãos de arroz. Fiz a retirada da vesicula, pois já estasva inflamada neste sababo. É possível que 2 micro calculos tenham feito estrago por 5 meses?

    ResponderExcluir
  69. Eu sempre falo que os pequenos calculos podem ser bem pior que os grandes.
    Veja bem, imagina o canalzinho da vesícula, é bem fininho, uma pedrona se move melhor e nem sempre obstrui o canal, mas uma pedrinho minuscula pode travar a saida da bile e fazer a vesicula fazer movimentos expulsórios o que vai causar muita dor. Graças a Deus que o problema foi solucionado a tempo.
    Boa sorte para você.

    ResponderExcluir
  70. Olá, sou eu mesma que operei há uns 18 anos e tenho diarréia todos os dias. Ao contrário do que postaram eu fiz vários exames, endoscopia, colonoscopia, tudo quanto foi tipo de exame de sangue, mudei meu gastro 4 vezes até que desisti. Sou saudável, meus exames não acusam NADA de anormal. Não quero desencorajar ninguém e nem desanimar ninguém a retirar a vesícula porque eu conheço bem as crises e com certeza é melhor ter diarréia do que sentir dor. Eu retirei a vesícula e desde então é realmente uma droga, não tenho porque mentir. Hoje consigo controlar melhor a diarréia tomando um envelopinho de Questran Light ao dia 4g, mas é caro, a caixa com dez é 57 reais em média. Inclusive tenho uma amiga do meu trabalho que também retirou e sofre com o mesmo problema. Já consultei nutricionista e não adiantou parar de comer o que gosto, não tenho alergia ou intolerancia a quase nada, só evito derivados do leite. Se alguém souber algum medicamento bloqueador de gordura tipo Questran me avise, o Questran nem é para isso, é para quem tem problemas com Colesterol mas uma das reações adversas é a CONSTIPAÇÃO INTESTINAL, deixando as fezes mais durinhas, quase normais, pra mim é ótimo já que se eu não tomar fica detergente puro... Espero que meu organismo não se acostume para que não perca o efeito. Consultem primeiro um médico, é sempre bom lembrar, pois tomo vitamina K pois este Questran provoca deficiencia desta. E exames de sangue sempre para ver se está tudo bem... Então é isso, para quem nunca viu isso está vendo agora e qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail voadorrr@hotmail.com e responderei com prazer. Seu blog é muito bom, parabéns! Meu nome é Josie

    ResponderExcluir
  71. Olá Sílvia, Sou eu a Iza...Td bem? Espero que sim.Bem, finalmente fiz a cirurgia, hoje dia 14/06 estou fazendo 12 dias de operada, agora sou Realmente semvesicula.com.br..rsrs A respeito da Cirurgia correu tudo bem, porém ela não é tão simples como td mundo diz... Alías, vc é sacudida pra C... Rs Vi na gravação que o meu médico fez... Vc é cortada, " queimada" Grampeada( colocam uns grampo pra fechar a ligaçãolá dentro) e Costurada...rsrs Por fora bela Viola, por dentro pão Bolorento..rsrsrsr( Brincadeirinha). Realmente por fora foi só 3 furinhos e um corte pequeno bem em cima assim na direção de onde fica a Vesícula. Tomei anestesia Geral, acordei sentindo um pouco de dor, fui medicada com analgésico e tomei antibiótico na veia( 3 doses).Passei a noite no hospital e sai no dia seguinte. A respeito do que sentia não sinto mais nada, mas ainda não estou 100%,ainda sinto um incomodo ao sentar e deitar, mas o médico disseque é normal e que aos poucos tudo voltará ao normal. A respeito da alimentação, estou comendo normalmente, fiz até um teste com um pedaço de picanha com uma gordurinha pra ver se ia dar algum revertério, e adivinha?? NADA!!! Continuo constipada...Acho que essa é minha sina...rsrs.A respeito da tal FACILIDADE EXCESSIVA de algumas pessoas dispensar as impurezas...kkkk Meu médico disse que isso depende de cada organismo e no meu caso o moço não quer ter trabalho, não quer mudanças... Pelo jeito continuará assim.BUÁÁÁÁÁ.
    Agora é seguir a vida, Bola pra frente... Simbôra,o pior passou!!!
    Um super bj e prometo de vez enquanto dar uma passadinha aqui e deixar um alô.
    Um grande abraço à Tds e coragem, Td dará certo!!!
    Com carinho, Iza.

    ResponderExcluir
  72. Silvia Mantovani19 junho, 2011 22:04

    Iza,
    Eu respondi na semana passada, escrevi, escrevi e daí meu chefe apareceu na sala e eu tive que fechar e não salvei nada, resumindo, perdi o que tinha escrito, isso que dá ficar postando na hora do trabalho, rsrsrs
    Vc acha que eu ia falar tudo? O povo desanimaria de fazer a cirurgia, já tem medo sem saber, imagina se soubessem como se fica vulneravel numa cirurgia, não iam operar não.
    Dentro do nosso corpo tudo é muito justinho, para um cirurgião operar ele tem que afastar. esticar, mexer e mexer, já viu aquelas cirurgias plasticas que passam na televisão? Depois daquilo eu desisti de fazer alguma, uma lipo é uma agressão, Meu Deus... Mas se valer a pena, vamos lá! E quando a cirurgia é feita por video, só no furinho, tem que injetar ar para expandir e ter espaço, haja gás!
    Mas para o intestino funcionar legal a melhor coisa é: ÁGUA, sério a melhor coisa é água. as fezes ficam lá dentro e o intestino continua absorvendo os líquidos, enquanto isso vai ressecando ainda mais o produto e aí já viu, para sair é um caos!

    Beijão "procê"

    ResponderExcluir
  73. oi Silvia,
    fiz a cirurgia em fevereiro,achei ótimo o procedimento em video,minha dúvida é:estou c/ grampo interno,precisa disso msmo...
    responde no meu email,se possivel,

    grata...

    beijus e tenha uma ótima noite.

    email:antoniaaleixo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Antõnia querida, não se assuste! Os grampos são necessários para fechar a ligação que a vesícula mantinha com outro orgão... E também não é qualquer grampo... é um grampo próprio pra isso né, Silvia????kkkkkk
    Acho que assustei o povo com minha descrição exagerada..rsrs Desculpem, mas cada um vê a vida de um modo...rsrs Mas, com certeza tds os grampos deixados ou não dentro de mim, são melhores que os sintomas que eu tinha antes deles..rrs
    Não se assustem!!! Td é para melhor!!!
    Um super Beijo e Viva os semvesículas.com.br...rsrsr

    P:S: E a constipação continua a mesma...rrsrs
    Mas vou sobreviver!!!

    Sílvia um bj pra vc... Com carinho, Iza.

    ResponderExcluir
  75. MICHELLE
    olá, faz um mês que me operei de vesícula e apendicite. Estou com dúvidas o que posso ou não comer. O meu marido é goiano e gosta muito de comida com óleo, será que posso comer? Queijo, presunto e pão posso comer? biscoito, sorvete, chocolate... Já não sei mas o que comer. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  76. Michelle,
    Eu acredito que o bom senso é a resposta.
    comer sem excesso. Sorvete, é gorduroso, se tomar um, ótimo, mas se for tomar um pote, melhor não. kkkkk
    Queijo, presunto, pode, mas sem exagero. Molhos, tipo branco, vermelho, com queijo, sem exagerar.
    No entanto pode abusar de legumes, verduras, frutas.
    Ahhhhh o chocolate... um vilão. Muito gorduroso, mas tão bom... Evite comer muito, mas quando comer escolha um bom, que valha a pena.
    boa sorte.
    bjsss

    ResponderExcluir
  77. Olá Silvia!
    Sou mais uma a dizer que amei seu blog!!
    Sempre tive gastrite e há 1 semana tive muitas dores durante a madrugada, que me tiraram o sono, e exatamente como todos descreveram aqui.. dor embaixo da costela, bem no meio dos seios, nas costas, e vomitos... tive a 1x, passou, qdo tive a segunda madrugada em claro por causa disso, fui no pronto socorro e o médico constatou as tais pedras... na minha ultrasom diz que são pelo menos 2 pedras de 2 a 3 cm! achei um absurdo de grande... mas como você diz aqui, melhor ser grande do que pequena.
    Enfim, estou com a consulta marcada com a cirurgiã para depois de amanhã para saber como será tudo direitinho.
    Estou MUITO mais tranquila ao ler seu post e todos os comentários, de como o pós operatório é tranquilo, e (pasmem! rs) até empolgada se realmente eu emagrecer depois da cirurgia.. rsrsrs...
    Depois da operação eu volto pra contar como foi!

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  78. Aline,

    É por comentários como o seu que vale a pena blogar, e até, por que não dizer, viver. Quando a gente é ÚTIL para as pessoas de alguma forma, percebemos que vale a pena viver. Muito obrigada.
    E boa sorte para vc, estarei torcendo pela sua pronta recuperação.
    Acredito que a tranquilidade ajuda em qualquer situação, inclusive uma cirurgia.

    bjsss

    ResponderExcluir
  79. silvia, fiz a cirurgia de vesicula a um mes só que a convencional pode me ajudar sinto muitas dores ainda na barriga,peito , ombros e costas o medico só me deu ibuprofeno e paracetamol para tomar pós operatório .será que é normal essas dores? até marquei um gastro para ir. obrigada

    ResponderExcluir
  80. Cristiane,
    Uma cirurgia é sempre uma agressão ao organismo. Mexe-se muito, todo corpo se ressente. Imagina a situação: a vesícula fica atrás do fígado, O fígado mede aproximadamente 22 centímetros de largura, 17 de comprimento e 10 através de sua parte mais larga, imaginou? Agora imagina tudo isso apertadinho, encaixadinho, agora imagina a vesícula inflamada. E imagina como deve ser para se chegar a vesícula, afastar o figado, "fuçar" tudo lá dentro. não é fácil, o corpo demora para voltar ao normal. Mas volta. Tenha paciência. Só se preocupe se "fizer" febre.

    ResponderExcluir
  81. ola silva eu sou a marina tenho 26 anos,em seis meses eu sofri com dores nas costas embaixo da costela do lado direito que a dor irradiava no umbigo,e so parava no pronto socorro, e os mé dicos nao falavam nadam,ai um belo dia eu estava na casa do meu namorado em sp,e fui parar no pronto socorro ,eu tinha comido pao com salsicha,ai o maravilhoso mé dico me disse que eu estaria com pedra na vesicula, ai passei em um posto onde eu moro,e a médica me passou um exame de ultrasson abdominal total, ai eu fiz e constatou minha vesicula esta repleta de pedrinhas ,e graças a deus eu já vou operar dia 19/10/2011, enquanto isso para nao ter dor ai vai uma s dicas,não se pode comer,pimenta, nenhum tipo de gordura,ovos ,leite,queijo,pao,margarina,chocolate,massas,pepino,vinagre,nozes,amendoim,presunto,salsicha,mortadela,frios em geral.lingiça fresca e defumada,carne de porco. de peixe,de vaca,só pode comer frango sem pele grelhado ou cozido,não pode comer nenhum tipo de animais marinhos,pimentao pois é indigesto, e não pode comer melancia,melao e abacate.e se temperar a salada com limao ,pouco sal se quiser coloque sazon menos oleo nem azeite viu.isso é para poder a ajudar a não ter dor ate que se ja operado.

    ResponderExcluir
  82. Que post incivel! Ajudando tanta gente assim vc deve se sentir muito feliz e eu agradeco porque me ajudou a esclarecer muitas duvidas! Obrigada pela atencao!

    ResponderExcluir
  83. Marina,
    Ainda bem que foi descoberto logo a causa da sua dor.
    Boa sorte para vc na operação, e comendo direitinho não vai sentir dor até lá.
    Apesar que a minha ultima crise foi logo depois de tomar o café da manhã; leite com café, pão com margarina. Nada de exagero.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  84. Vanessa,
    O brilho desse meu post é os leitores que comentam.
    Eu escrevi uma parte e os comentarios abrilhantaram, cada um colocando suas experiências, suas dúvidas, assim foi esclarecendo as duvidas dos outros.
    Entendo que é uma "comunidade". Temos uma situação em comum; as tais pedrinhas na vesícula, e tornamos comum as nossas experiencias.

    Legal isso, não é mesmo?

    Eu me sinto muito feliz com tudo isso!

    Eu que agradeço

    ResponderExcluir
  85. olá Silvia, tudo bem? aqui é a Tatiane...a 1 ano atrás fui parar no pronto socorro com dor na boca do estomago e nas costas.... e por la fiquei quase 1 mês no hospital, tive pancreatite, fiquei 2 semanas em coma reduzido e fiz uma cirurgia no pancreas, mas foi por causa do trigliceres q stava mt alto... a 1 mês comi pequi e quase morri d dor, fui no meu gastro q é o mesmo q fez minha cirurgia no pancreas e ele me passou a ultra som, ñ deu outra... stou com varias pedrinhas na vesicula, no primeiro momento fiquei mt assustada com a noticia d outra cirurgia... mas hj stou mais tranquila, fui no medico stou fazendo os exames p/ fazer a cirurgia, ñ stou comendo quase nada e zero de gordura... mas confio no meu medico e em DEUS, por foi por ele q salvei na pancreatite... obrigada pelas dicas.... a tipo 15 dias devo fazer minha cirurgia e se DEUS quiser, tudo vai dar certo... bjs

    ResponderExcluir
  86. olá, aqui é a Tatiane, pelo visto vc nem viu meu primeiro comentario né? kkkk ... tudo bem... vim só te dizer q fiz a cirurgia dia 21/10 e graças a DEUS deu tudo certo, stou de repouso, sem dor... voltei a comer e comer mt, pq me deu mais fome ainda kkkkk.... logo entro aqui d novo, p/ ver se vc postou algo... bjs querida... stou mt feliz agora \o/

    ResponderExcluir
  87. Tatiane,

    Eu li e respondi o seu comentário, tenho certeza, só que ele não foi publicado, já procurei e não sei onde foi parar. Me desculpe.
    Eu ainda escrevi que vc teve muita sorte, por que pancreatite é muito séria. e uma dor horrorosa. E que se você passou pela pancreatite ia tirar de letra a cirurgia da vesícula. Pelo que vejo tirou de letra mesmo, operou dia 21 e já está recuperada. Boa sorte para vc. Beijosss

    ResponderExcluir
  88. oie.... É verdade... DEUS foi e é maravilhoso na minha vida... sem ele eu ñ tinha saido da pancreatite... isso tudo veio p/ mim mudar de vida, parar p/ cuidar de mim... eu só trabalhava, trabalhava e trabalhava.... hj por causa da pancreatite tenho diabetes... mas sta controlada graças a DEUS... tudo deu certo e como eu pedi p/ DEUS.... confie e DEUS e vai... assim tudo na nossa vida da certo... bjs querida... Tatiane

    ResponderExcluir
  89. ahhhhh e ñ podia me esquecer eu adorei seu blog, me ajudou mt antes da cirurgia.. bjs da Taty

    ResponderExcluir
  90. Nossa adorei esse blog...a cirurgia esta agendada para 08/11, confesso que estou um tanto ansiosa...uma anemia...ja estou tomando noripurum...a dor ja passou....as vezes sinto tipo um choquinho...mas normal...sinto muito cansaço...ah alguem sabe se noripurum engorda?

    ResponderExcluir
  91. Está dificil eu arrumar tempo para escrever, mas vamos tentando...
    Colega sem nome,rsrsrs, uma boa cirurgia para vc.
    que Deus lhe proteja. Imagino como deve estar sua ansiedade, se no dia 26 de outubro ja estava, imagina hoje!
    Eu não conheço esse noripurum.

    Um beijão "proce"

    ResponderExcluir
  92. Olá Silvia, sai do Hospital na sexta feira, com o terceiro episódio de Pancreátite Aguda 2005/2008/2011.Essa de agora apresentou Lipase em 8854 U/L sendo que o normal é 73/393 U/L e Amilase 693 U/L normal em 25/115 U/L. Cheguei a pedir a Deus que me levasse embora, tanta era a dor que sentia. Internado, como das outras vezes, 4 dias sem comer nem beber. A médica descobriu que a minha vesicula está com uma borra escura e que provalvelmente vai retira-la, então pediu tb uma Tomografia, que estou por fazer. Ai hoje por acaso digitei no Google. "A vida sem Vesicula" e por obra de Deus descobri o seu Blog. Caramba qta coisa boa eu li . Parabens, são iniciativas como essa que ajudam as pessoas. fiquei maravilhado, c/a sua dedicação em responder a todos. Continue assim, pois sem te conhecer já gosto muito de voce. Um Abraço. Olimpio.

    ResponderExcluir
  93. Olimpio,
    Ahhhhh, muito obrigada pelas palavras carinhosas.
    Mas vou escrever o meu primeiro pensamento: Se Deus lhe deixou aqui entre nós após TRÊS pancreatites é por que deve ter algum propósito. Meu Deus, você é um herói! Essa p* dói pra caramba! A maioria que tem não sobrevive a primeira e vc já superou TRÊS! E depois de sair do hospital ainda tem disposição para pesquisar? Eu é que sou sua fã!
    Boa sorte e continue firme. E torcer para quebrar essa dos três anos.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  94. Olá,Silvia...estou muito feliz q achei esse blog,quero lhe parabenizar!Agora a minha duvida,retirei a vesícula (por vídeo)a 27 dias e agora estou melhorando,sinto ainda umas pontadas no umbigo,ñ sei se é normal.Mais o q ta mais me preocupando é a biopsia q deu(linfonodo hiperplástico reativo-hiperplasia sinusal),ja pesquisei,mais ñ consegui encontrar nada de concreto,será q vc poderia me ajudar,estou preocupada.Desde já agradeço a atenção,e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  95. Elisiane, bom dia,
    Eu realmente não sei o que isso significa, mas eu vou pesquisar, me mande o seu email no meu (silviamantovani@gmail.com) que eu lhe mando diretamente o que souber. Mas fica tranquila, pense que o pior já passou, você já tirou a vesícula e já tem um resultado, consequentemente já foi mais de meio caminho! No seu retorno ao médico, ele deve lhe esclarecer todas as duvidas.
    Pontadas no umbigo são normais, afinal foi tudo tão mexido e agora tem que "assentar"...
    Bjsss e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  96. Cristiane disse...Olá,Silvia é uma maravilha seu blog,me ajudou muito,tenho 33anos,há quatro anos eu retirei a vesícula,passei toda a gestação do meu filho com pedra na vesicula,graças a Deus durante a gestação na tive crise alguma,quando meu filho estava com 6 meses tive que operar,a cirurgia e recuperação foi tranquila,só que hoje, não é tudo que eu posso comer,meu médico disse que vai muito de cada pessoa,e meu intestino só normaliza se estiver tomando Lanzoprazol,eu parar coisa de 1 mês,eu já sinto dor forte no estômago,e você falou que está tratando de uma esofagite e refluxo,a última endoscopia que fiz,também deu,só não H pilory,mas deu hérnia no hiato.Achei muito esclarecedor o seu blog,e quero te agradecer porque mesmo fazendo um tempo da minha cirurgia,consegui tirar muitas dúvidas,Obrigada.

    ResponderExcluir
  97. OLÁ PRA TDOS VCS...QUERO DIZER A VCS Q NAUM SE PREOCUPEM, SÓ SE NOTA UMA DIFERENÇA ALGUNS DIAS APÓS A CIRURGIA, A 02 MESES FIZ UMA CIRURGIA DE URGÊNCIA, POIS MINHA VESÍCULA ESTAVA TDA INFLAMADA. E HOJE NÃO VEJO NENHUMA DIFERENÇA, LOGO APÓS A CIRURGIA EU JÁ COMIA D TUDU, SÓ Q TERMINAVA DE COMER E COM 15 MINUTOS IA DIRETO AO BANHIRO...RSRSRSS... MAIS AGORA, 02 MESES DEPOIS,JÁ COMO DE TUDU, SÁBADO A NOITE UM CHURRASCO E DOMINGO AKELA FEIJOADA, SÓ NÃO TÔ BEBENDO(ÁLCOOL) AINDA, POR CAUSA DA CICATRIZAÇÃO... COM O TEMPO O NOSSO ORGANISMO SE ACOSTUMA, É SÓ ALEGRIA.

    ResponderExcluir
  98. Oi gente!
    Eu operei quinta feira dia 10, hj faz 5 dias da cirurgia e eu estou me sentindo muito bem.
    Ainda sinto dores em toda minha barriga, mas acho que é normal né? Até quanto tempo depois da cirurgia vocês ficaram sentido dor?

    Os cortes são super pequenininhos, tem 2 laterais que parece que foi só um arranhão.

    Queria agradecer mais uma vez a Silvia e a todos que escreveram algo aqui para ajudar quem estava na mesma situação. Dizer que só me ajudou a encarar melhor a minha situação.

    beijos, Aline

    ResponderExcluir
  99. Nossa ,adorei o blog,estou esperando a minha cirurgia ser marcada,tive minha primeira crise de dor ha uns 4 anos atras,ai não senti mais nada nem sabia q era vesicula, mas ai as dores voltaram e descobri as pedras e são muitas,agora não como mais nada com gordura e não vejo a hora de me livrar desse medo de qualquer hora sentir aquelas dores TERRÍVEIS ,apesar do medo da cirurgia,não da pra viver com essa bomba relógio pronta pra explodir kkk.

    ResponderExcluir
  100. silvia tirei a visicula ha 6meses e ainda nao consigo comer quase nada omeu gastro disse que isso varia de pessoa pra pessoa que depende demora de 6meses ha um ano pra melhorar o que voce me diz beijinho anonima

    ResponderExcluir
  101. Anonima,
    Por que vc não consegue comer? Dói? Sem apetite? Enjoo? Mal estar depois? O que acontece, fiquei curiosa. Eu acho que também queria esse "efeito colateral".
    Seu médico está certissimo, cada um é cada um. Existe uma linha, mas cada um tem seu tempo e seu jeito.

    ResponderExcluir
  102. Josi,

    As dores são horrorosas mesmo. Eu lembro da ultima crise que tive, tomei café com leite e pão de manhã, nada de exagero e fui trabalhar, isso as 6 hs da manhã, começou a doer, foi aumentando, aumentando, eu dentro do onibus e aquela dor só aumentando, quando eu pensava que já tinha chegado ao limite, doia mais ainda. ainda bem que trabalhava no hospital e cheguei e já fui para o pronto socorro. Ainda bem que já foi...

    ResponderExcluir
  103. Olá, Silvia!

    Tenho 20 anos e estou sentindo umas dores fortíssimas de 9 em 9 dias, mais ou menos, começando na boca do estômago e se extendendo pela região abdominal. Nem a voz sai direito, parece que tomei um golpe violento no abdome hahaha! Das 3x que já tive isso (dias 10, 19 e 28/11) precisei injetar soro com alguns remédios na veia pra melhorar, mas era só deitar que a dor voltava ainda mais violenta! Parece que é a vesícula mesmo, pelas suspeitas do meu médico e pelo que o pessoal me diz. Já fiz ultrassom e coletei sangue, ontem (30). Agora, falta a endoscopia na segunda-feira (05).

    Resolvi jogar no Google "Vida sem vesícula" e fui direcionado pra cá, felizmente hehehe. Tipo, quantos dias duram o pós-operatório? O resultado dos exames que fiz ontem saem nos dias 05 (ultrassom) e 07 (sangue). Se o médico resolver me operar na próxima semana mesmo, dia 08 ou 09 talvez, eu já vou estar legal pra desfrutar dos prazeres do Natal e do Ano Novo como a ceia e as bebidas? Se não puder, vou esperar e deixar a cirurgia só pra janeiro (e se não for urgência, claro).

    ResponderExcluir
  104. Rafael, Vamos fazer umas continhas? Se as crises estão dando de 9 em 9 dias, as próximas serão nos dias 07, 16 e 25 Bingo, dia de Natal! Percebe?
    Eu acredito que se o médico disser que tem que operar, opere! Vai ficar esperando para quê? Para ter outra crise mais forte? E lembre-se que os prontos socorros em dias festivos são mais cheios...
    Estou enchendo o saco, não liga não.

    A cirurgia por video é muito rápida e de rápida recuperação, ainda mais para um rapaz de 20 anos! Acredito que até o Natal você vai estar bom, só que acho que é melhor não abusar.

    Beijão e boa sorte

    ResponderExcluir
  105. Hahaha vira essa boca pra lá, ow!

    Mas então, o médico me receitou Buscopan de 8 em 8h até o dia em que os exames ficarem prontos pra, no caso de a vesícula chiar novamente, as dores me afligirem com menos intensidade. Como o último sai dia 07, vou ter que esperar até aí de todo jeito. Vamos ver se foram 2 grandes coincidências ou se essa vesícula realmente gosta de atacar de 9 em 9 dias hehe.

    E eu fiquei meio perturbado quando li isto aqui: "Vou muito mais ao banheiro. Tem hora que sai só bile, eca...". Eu não vou virar um pato e ficar sentindo isso pro resto da vida, vou? :-S

    ResponderExcluir
  106. Calma Rafael,

    Isso foi no começo, já passou! Mas cada um é diferente do outro. Pode ser que com vc não aconteça nada.
    Eu também tomava buscopan direto.

    Eu estava tão de saco cheio com uma situação e vc me fez rir gostos, obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Eu também tava um tanto depressivo por pensar nisso pois detesto hospital, internação, injetar agulhas etc, mas consegui me animar bastante com o bom humor seu e desse blog. Tou muito mais sossegado agora! :-D

    Muito obrigado pela paciência e pelas dicas, Silvia. Que bom que o Google me mandou pra cá e que você ainda olha os comentários rsrs. Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  108. Oi Silvia tb operei a visicula dia 30/11 e hoje dia 04/11 ja nem pareçe que fiz cirurgia nenhuma as vezes me esqueço completamente hoje no jogo do palmeiras e corinthians me esqueçi e ate dei uns pulos ... kkkk mais serio a melhor coisa que eu fiz tb sentia dores horrorosasss eu chegeui a achar que fosse morrer doia o estomago e o peito pareçia um enfarto nossa era horrivel mesmo ... hoje ja estou bem tranquila e sem dor nenhuma alias não senti dor nenhuma apenas os encomodos da cirurgia ne!
    Gostei muito de achar seu blog me esclareçeu muitas duvidas tb
    bjoss

    ResponderExcluir
  109. Sheila
    Silvia você sabe me dizer se pedra na visícla é um problema hereditário?

    ResponderExcluir
  110. Sheila,

    Que eu saiba não é hereditário, mas existe uma predisposição genética.

    Sei que tem uma estatística americana que diz que é FFFF Female(fêmea) Fat(gordo)Forty years(mais de 40 anos) Family (mãe de família). Ou seja, mulheres obesas, com mais de 40 anos e que são mães. Interessante, porém quando vemos o Rafael aqui de cima, uma rapaz de 20 anos, e outras mocinhas acima também, começamos a achar que a culpa é da nossa alimentação errada!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  111. Hahaha pode cre, Silvia. Até março desse ano eu pesava 95 kg... Porém, minha genética foi um tanto cruel comigo etenho apenas 1,62 m de altura hahaha! De lá pra cá (março a dezembro), perdi 15 kg apenas fechando a boca, fracionando tudo o que eu comia. Não cortei nada pois precisamos de todos os nutrientes pra sobreviver, até do açúcar. Apenas fracionei todos esses nutrientes. Talvez, essa reclamação da vesícula agora seja um baita reflexo da vida errônea que eu levava até 9 meses atrás.

    E hoje é 07/12, hmmm... Pelas suas contas ali em cima, hoje já faz 9 dias da crise anterior. Hora de uma nova crise hahahahaha! Brincadeira, estou bem por enquanto rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde! estou esperando para fazer a cirurgia,mas vou fazer a convencional,pelo sus,ai q medo! a maiorria faz por video.mas fazer o que?

    ResponderExcluir
  113. Por favor, pense pelo lado positivo, sem medo. O medo só atrapalha!
    Pense o seguinte, as intervenções se modernizarão muito, não é mais aquele corte enooorrmeeee, diminuiu muito o tamanho da cicatriz. Dá para trabalharem bem lá dentro e a recuperação é boa, se fizer direitinho. Quando um médico fala para não carregar peso, as pessoas entendem que peso é sacola de feira, NÃO peso é qualquer saco de açúcar de um kilo! Um kilo de açúcar carregado por centenas de metros vira vários kilos!
    Vai dar tudo certo e vc vai se ver livre das pedrinhas indesejaveis!
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  114. Oi Silvia, em primeiro lugar adorei seu blog, fiz a cirurgia por video em um hospital do SUS, adoreiiii, estou com duvidas agora, meu cabelo esta caindo muito, estou achando estranho, pq niguem postou sobre os cabelos...rsrsrs, sera normal???vou marcar um dematologista, mais estou preoculpa, agora referente a cirugia, foi tdo de bom hj esta complentando um mes, e nem parece q fiz a cirugia e ao contrario dos pots, meu intestino funciona normal, estou me sentindo muito bem e feliz por esta mais magra!valeu ! Marlene

    ResponderExcluir
  115. Marlene, Eu fix a minha cirurgia em hospital municipal, de São Paulo, o do Campo Limpo, ouvi horrores sobre ele, mas fui muito bem atendida, eu lembro que na época meu pai internou em um do convenio dele e o que eu fui operada era bem melhor que o dele. Limpeza então... Bem deixa pra lá.
    gozado, meu cabelo andou caindo, será que foi isso? To brincando, acho que a queda do cabelo tem mais a ver com o Stress, medo da cirurgia e a própria alimentação. A gente já não come direito, com dor ainda...
    Eu falo que o brilho, o valor desse post são os comentarios, é "utilidade pública" kkkkk

    Bjssss

    ResponderExcluir
  116. Eu não "fix" a cirurgia e sim fiz a cirurgia!

    ResponderExcluir
  117. OI SILVIA EU FIZ A CIRURUGIA NO CORTE MESMO 10 PONTOS NOS PRIMEIROS 15 DIAS ESTAVA BEM MAS DEPOIS COMECEI A TER MUITA DOR DE CABEÇA E DORES NAS COSTAS E MUITO ENJOÔ BEM MAIS DO QUE QUANDO ESTAVA COM A VESICULA NÃO ESTOU ENTENDENDO DE MANHÃ ACORDO VOMITANDO E PASSANDO MAL VOU AO MÉDICO E ELE SÓ QUER DAR SORO PEDI EXAMES DO FIGADO E PANCREAS E NÃO DEU NADA SERÁ QUE PODE SER CERTOS TIPOS DE ALIMENTOS QUE COMO E PASSO MAL JÁFEZ 50 DIAS QUE FIZ A CIRURGIA MAS ESTOU MAL AINDA.

    ResponderExcluir
  118. Bom, Daniela, vamos lá...
    Você fez uma cirurgia, tomou anestesia, pode ser alguma reação a isso. Dor de cabeça e nas costas pode ser por causa dela... Beba água, ajuda alimpar o organismo.
    Segunda hipótese, ou "chute", como preferir; o que a senhora anda comendo?
    Se os exames do fígado e pâncreas não deu nada, ainda sobra o estomago, uma gastrite? Ou Esofagite? chutes...
    Mas a minha intuição diz que vc deve estar comendo alguma coisa fora do contexto!
    Depois da retirada da vesícula, nos primeiros tempos, depende de cada um esse tempo, temos que fazer uma alimentação mais leve até o organismo se adaptar a ausência da vesícula.
    Depois podemos comer normal. Entende-se que normal é sem abuso!
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  119. Silvia muito obrigada pela informação vou me cuidar mais para me alimentar tenho que descobrir que tipo de alimentos me faz mal né.valeu

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde silvia estou te escrevendo pq estou muito triste desde que operei da vesicula não fiquei mais boa meu nome é daniela eu te escrevi no ultimo comentario continuo passando muito mal de manha tenho ansia de vomitos fortes e as vezes chego a vomitar um liquido super amarelo que parece remedio e amargo e fico rotando e tendo refluxo desse liquido amarelo o medico que me operou dissa que não tem nada haver com a vesicula que foi retirada deisse que tenho que marcar com outro médico mais aqui onde mora demora muito e sinto dores de cabeças fortes que nem um remedio passa será que deve ser problemas com o figado pois s´s comecei sentir isso depois que operei me ajude obrigado.daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daneila, se vc não está bem é porqeu algo está errado. vá á um bom médico, de referencia gastro e não ao cirurgião. Voce pode ter ficado com pedra no canal para o pancreas e ter uma pancreatite , o que é muito perigoso.
      O medico vai pedir exames de sangue e outros para ver teu pancreas.

      Excluir
  121. boa noite silvia , quanto tempo tem que você fez a cirurgia.
    Fiquei muito angustiada de saber que um orgão foi tirado de mim.
    isso diminui os nossos anos de vida ou não tem nada a ver.
    posso ficar velhinha sem vesicula?
    Me tira desse baixo astral

    ResponderExcluir
  122. Vamos lá,
    Eu fiz a cirurgia em 2008, então tem três aos e meio que eu vivo sem vesícula. Hoje posso dizer que não faz a minima diferença. Tem gente que não tem um rim, tem gente que não tem útero, ovários, aí sim eu concordo com vc que são órgãos e órgãos devem fazer falta, mas um saquinho que reserva bile não pode ser chamado de órgão. A função da vesícula é essa: armazenar e liberar bile, que é igualzinho ao fel da galinha, já viu?
    Lógico que se tem no corpo tem sua utilidade e necessidade, mas nosso corpo é muito inteligente e se adapta as necessidades. Já viu que tem pessoas que reduzem o estomago e mesmo assim voltam a engordar? o corpo se recompõe. Meu pai teve o fígado cirrosado e mesmo assim se regenerou. E olha que meu pai morreu bem velhinho e de câncer, e não do fígado.
    Saia desse baixo astral, rsrsrsr Larga de ser boba.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  123. Daniela,
    eu sinceramente não sei o que escrever...
    Eu não posso falar muito, posso dizer da minha experiência pessoal, não tenho conhecimento para lhe ajudar, eu acredito que deva procurar um gastro e conversar com ele. Estou pesquisando, mas não posso afirmar nada. Por que pelo vc descreve não tem a ver com vesícula e retirada dela.
    Eu pergunto, você come a noite e deita depois? Pode ser refluxo, hernia de hiato. esofagite... experimenta ficar em movimento depois de comer e somente dormir depois de duas horas de ter comido. Parece mais um problema estomacal que de fígado.

    ResponderExcluir
  124. oi silvia me chamo patricia te parabenizo pela senhora ser tao atenciosa com pessoas q sofrem com pedras na vesicula olha eu operei faz 9 meses o medico tirou pedra e a vesicula mais a dois meses tudo que eu como me da diarreia quando digo tudo tudo mesmo leva no minimo 15 minutos vou logo ao banheiro as vezes na mesma hora que acabo de comer eu faço diarreia e varias vezes ao dia outros dias nao, vou duas vezes e paro estou preocupada e é uma diarreia fedida estou preocupada me gastro disse que nao é cancer mais morro de medo s´´´´´´ó que aqui em casa como muita fritura eu notei que quando almoço na escola que eu trabalho vou com menas frequencia ao banheiro so quando acabo de almoçar,ate café eu tomo e nao sinto nada mais aqui em casa se tomo café corro pro banheiro o que acontece na escola as carnes e todos dias cozidas a alimentaçao e mais saudavel por favor me responda aguardo noticias agradeço

    ResponderExcluir
  125. oi silvia me chamo patricia te parabenizo pela senhora ser tao atenciosa com pessoas q sofrem com pedras na vesicula olha eu operei faz 9 meses o medico tirou pedra e a vesicula mais a dois meses tudo que eu como me da diarreia quando digo tudo tudo mesmo leva no minimo 15 minutos vou logo ao banheiro as vezes na mesma hora que acabo de comer eu faço diarreia e varias vezes ao dia outros dias nao, vou duas vezes e paro estou preocupada e é uma diarreia fedida estou preocupada me gastro disse que nao é cancer mais morro de medo s´´´´´´ó que aqui em casa como muita fritura eu notei que quando almoço na escola que eu trabalho vou com menas frequencia ao banheiro so quando acabo de almoçar,ate café eu tomo e nao sinto nada mais aqui em casa se tomo café corro pro banheiro o que acontece na escola as carnes e todos dias cozidas a alimentaçao e mais saudavel por favor me responda aguardo noticias agradeço

    ResponderExcluir
  126. Paty,

    Eu nem preciso responder, você já deu a resposta no comentário: "...que aqui em casa como muita fritura". Fala isso para o médico para ver a cara que ele vai fazer!
    Aposto que na escola que vc trabalha não tem tanta fritura, certo? Experimentar mudar a alimentação e depois me conta.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  127. obrigada silvia por me responder,e obrigada pelo puchao de orelha eu esqueci de te falar que eu tenho gastrite enematosa e hernia hiatal deslizamento meu gastro disse q nao opera e tratamento tomo rinatidina e omeprazol ta certo?de ontem pra ca fiz uma dieta porque hoje eu fiz exame completo de sangue ele pediu tudo dai comi arroz,feijao,couve refogada so com alho e tomate,salada de alface com tomate,tomei suco de goiaba vermelha voce acredita estou super bem,nao tive nenhuma diarreia hoje,nem fui no banheiro ainda,estou super feliz com isso,so soltei uns gases pra varear estou ate mais aliviada e hoje repeti esse cardapio de novo,olha so mudando de assunto eu disse a ele que alem de tudo isso eu sou muito ansiosa quando estou nervosa ataco tudo e tensao pre mestrual nem se fala tenho vontade de esganar um ele me receitou um calmante chamado cloridrato de fluoxetina e seguro isso vicia?dizendo ele q nao so que eu estou preocupada de tomar porque tenho pressao alta de vez em quando emocional sabe e sinto as vezes aceleraçao no coraçao ele disse q e bom assim mesmo q vai me relachar e ajudar no estresse,tem um outro porem eu prezo muito meu figado nao vai fazer mal esse tipo de medicaçao tenho as vezes inchaço nas pernas ele ja passou um remedio pra fazer,eu pesso 130 quilos 165 de atura preciso emagrecer,ja fui magra um dia,gostaria de ser de de novo tem como voce me ajudar com uma dieta alimentar preciso muito de ajuda e vendo seu carinho com tantas pessoas me sinto a vontade de desabafar,eu sou inspetora de alunos e me estresso um pouco com da vontde de comer ve o que da fazer por mim o mais que deus te abençoe muito abraço paty

    ResponderExcluir
  128. obrigada silvia por me responder,e obrigada pelo puchao de orelha eu esqueci de te falar que eu tenho gastrite enematosa e hernia hiatal deslizamento meu gastro disse q nao opera e tratamento tomo rinatidina e omeprazol ta certo?de ontem pra ca fiz uma dieta porque hoje eu fiz exame completo de sangue ele pediu tudo dai comi arroz,feijao,couve refogada so com alho e tomate,salada de alface com tomate,tomei suco de goiaba vermelha voce acredita estou super bem,nao tive nenhuma diarreia hoje,nem fui no banheiro ainda,estou super feliz com isso,so soltei uns gases pra varear estou ate mais aliviada e hoje repeti esse cardapio de novo,olha so mudando de assunto eu disse a ele que alem de tudo isso eu sou muito ansiosa quando estou nervosa ataco tudo e tensao pre mestrual nem se fala tenho vontade de esganar um ele me receitou um calmante chamado cloridrato de fluoxetina e seguro isso vicia?dizendo ele q nao so que eu estou preocupada de tomar porque tenho pressao alta de vez em quando emocional sabe e sinto as vezes aceleraçao no coraçao ele disse q e bom assim mesmo q vai me relachar e ajudar no estresse,tem um outro porem eu prezo muito meu figado nao vai fazer mal esse tipo de medicaçao tenho as vezes inchaço nas pernas ele ja passou um remedio pra fazer,eu pesso 130 quilos 165 de atura preciso emagrecer,ja fui magra um dia,gostaria de ser de de novo tem como voce me ajudar com uma dieta alimentar preciso muito de ajuda e vendo seu carinho com tantas pessoas me sinto a vontade de desabafar,eu sou inspetora de alunos e me estresso um pouco com da vontde de comer ve o que da fazer por mim o mais que deus te abençoe muito abraço paty

    ResponderExcluir
  129. Silvia Mantovani19 janeiro, 2012 20:38

    Patricia, Você não é pouco ansiosa, você é muiiiittoooo ansiosa! Calma, respira! Vá devagar...
    me escreve no email, quem sabe podemos conversar mais por lá: silviamantovani@gmail.com
    Eu dou as dicas que me ajudaram a emagrecer 13kilos no ano passado, quem sabe servem para vc.
    bjsss

    ResponderExcluir
  130. tirei ontem (23 de janeiro) a minha vesicula correu tudo bem tenho algumas dores mas deve ser normal tirei a vesicula por furinhos nao fui aberto mas o mais impresionante é que só tenho 14 anos sou um rapaz muito novo e tinha a minha vesicula muito grande, o meu medico disse que tinha uma pedreira tinha uma pedra com centrimeto e meio de diametro e que nao foi facil de sair.

    ResponderExcluir
  131. BOM DIA SILVIA,
    FIZ A CIRURGIA POR VIDIO,RETIREI A VISICULA E TINHA 251 PEDRAS POIS CONTEI UMA POR UMA!!!OPEREI E QUANDO ACORDEI DA ANASTESIA AFF PARECIA QUE IA EXPLODIR SENTIR HORRORES DE GAZES EU ACHEI QUE IA ATÉ MORRER,MAS COM REMEDIOS E NO SORO MELHOREI E TIVE ALTA PELA MANHÃ.
    MAS COM DOIS DIAS EM CASA SENTI DE NOVO OS GASES EM MIM QUAZE ME MATANDO ME FALTAVA O AR,ELE IA ATÉ NAS COSTELAS ,OMOPLATA,PULMÃO ESTOMAGO E AS VEZES PARECIA ATÉ QUE ESTAVA NA VAGINA,FUI DE VOLTA AO HOSPITAL E FIQUEI NO SORO POR + 2 DIAS,MELHOREI E VOLTEI PARA O RIO ONDE MORO POIS OPEREI EM OUTRA CIDADE,POREM HOJE DEPOIS DE 8 DIAS VOLTOU TUDO CORRI TOMEI LUFTAL BUSCOPOM LIQUIDO E FIZ UMA LAVAGEM,ATÉ QUE MELHOROU MAIS,MAS TENHO MEDO DE FICAR ASSIM PARA SEMPRE ME AJUDA AMIGA O QUE FAÇO PARA ELIMINAR ESSES GAZES !!!BJS.MADALENA

    ResponderExcluir
  132. Silvia Mantovani27 janeiro, 2012 14:27

    Madá,
    Vai passar, clama, vai passar...
    eu diria para você caminhar... Andando, devagar, vai mexendo tudo la dentro e vai saindo os gases. Luftal não adianta muito, pois não é DENTRO do intestino, mas dentro do abdomem. por isso que demora mais para sair.
    Imagina que lá dentro do abdomem tem espaços entre um órgão e outro que estão cheio de ar. demora a sair, mas sai. Tenha paciência!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  133. Silvia Mantovani27 janeiro, 2012 15:01

    Anônimo, menino, você é muito novo mesmo!
    O que andou comendo até hoje? Aposto que adora um lanche, com batatas fritas...
    Boa sorte para você e cuida da alimentação agora em diante.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  134. Querida Silvia grata por me responder!!!mas hoje pela manhã tive tudo de novo ,ñ agoento mais amiga penso que vou morrer,será que tem algum remédio para ir direto no intestino??hoje usei uma lavagem deu certo depois vou por o nome aqui,pois to no andar de cima e o remédio la embaixo,miga me ajuda tenho medo até de sair de casa,tenho um namorido e nem quero sair com ele apenaz para ficarmos juntos tenho medo de acontecer isso ai vou ficar com vergonha e é ruim passar mal perto de quem se ama sei la acho que to depreciva depois dessa operação,miga se vc tiver facebook ou orkut me ?add,orkut madalenacomjesus@oi.com.br ....meu facebook..
    http://www.facebook.com/mzozimo?ref=tn_tnmn,quero ser tua amiga bom dia querida,mas me passa algo eu tomar por favor bjss!!!

    ResponderExcluir
  135. LINDA JA TE ENCONTREI NO ORKUT E TE ADD ME ACEITA TÁ!!!EU RECOMENDEI TEU BLOG NO FACEBOOK E ORKUT E GOOOGLE.BJÃO.SÓ Ñ TE ACHEI AINDA NO FACE MAS ACHO RSRSRS BJUUUU

    ResponderExcluir
  136. Madá,
    Calma, vai passar, se vc ficar muito ansiosa, vai demorar mais.
    Ta doida? Quem sou eu para passar alguma coisa para você tomar? A não ser um chazinho de erva doce, camomila e olhe lá.
    Se você tem alguem na sua vida, esse alguém é para "repartir, dividir e consequentemente somar" Confia.

    Bjsss e boa semana.

    ResponderExcluir
  137. Olá meu nome é Eucineia, tenho 25 anos e fazem 34 dias que fiz a cirurgia de retirada de vesicula foi um corte de 10 pontos e não sinto muitas dores,fiquei 1 semana internada por reação da anestesiae tomei 10 litros de soro, ainda sinto muito enjôo não consigo comer quase nada só verduras, frutas , leite desnatado etc mas não consigo emagrecer gostaria de saber se tem alguma relação com a quantidade de soro que tomei na veia . obrigada beijos!!

    ResponderExcluir
  138. Silvia Mantovani31 janeiro, 2012 22:07

    Eucineia, boa noite,
    34 dias é pouco tempo ainda. O soro dá uma inchada na pessoa,é comum, mas você pode ajudar a voltar ao normal tomando bastante água. A água vai limpando e fazendo com que os rins funcionem melhor e limpe do organismo os vestigos da anestesia e do soro.
    Boa sorte e juizo.

    ResponderExcluir
  139. SILVIA QUERISA FIQUEI 2 DIAS SEM GASES,MAS HOJE MEU DEUS COMECEI A PASSAR MAL AS 5.50HS DA MADRUGADA E SÓ PASSOU UM POUCO DEPOIS DO MEIO DIA ,EU Ñ AGOENTO MAIS ESSES GASES VONTADE DE FAZER UM FURO PARA TIRAR TODOS GASES,TO MUITO NERVOSA COM ISSO TOMO POR DIA UM VIDRINHO DE LUFTAL E EM PILULAS TBM!!!!TOMO BUSCOPAM,SAIS DE FRUTA ENO TOMO BOLDO FAÇO TUDO,COLOCO PANO QUENTE NO ESTOMAGO,NO ABDOME E AS VEZES ALIVIA MAS POXA JÁ FAZ 23 DIAS E AINDA TO ASSIM EU FIZ POR VIDIO,ANTES FOSSE POR CORTE PQ Ñ PRECISARIA POR ESSE GAS DENTRO DE MIM,AMIGA É SÓ UM DESABAFO,ME PROCURA NO FACEBOOK,EU TE ADD,MADALENA ZOZIMO BRANDÃO AI TU ME ACHAR BJKAS AMIGAS TE GOSTO MUITÃO...

    ResponderExcluir
  140. oi tudo bem. meu nome e raquel fiz a cirugia tem dois meses pegou onze pontos; queria saber se agente pode bb cerveja se a vida fica normal sem vesicula e se agente emagrece. desde de ja obrigado bjs.

    ResponderExcluir
  141. Silvia Mantovani02 fevereiro, 2012 19:45

    Oi Raquel, tudo bem com você?

    Eu vivo uma vida normal sem a vesícula. Claro que sem exageros, mas cá entre nós; o normal É sem exageros, não é mesmo?
    Acho que emagrecer é o resultado de uma alimentação mais saudável, sem excessos.

    Bjsss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  142. Silvia Mantovani02 fevereiro, 2012 19:53

    Mada,

    Desculpe-me, mas eu não consigo entrar no Facebook, raramente eu entro, não dá tempo. Eu trabalho das 07hs até as 16hs. 2ª, 4ª e 6ª a noite tenho compromisso, Sabado e domingo faço curso o dia inteiro, imagina minha casa como está? Faz tempo que não tem uma boa limpeza. É só na rapidinha. Quando muito, dá tempo para lavar uma roupa. O tempo que arrumo é para estudar, nem para namorar está sobrando muito. Semana que vem começo a Faculdade, daí vai ficar mais complicado ainda.
    Não adianta você ficar se entupindo de tomar luftal, os gases estão no abdomem e não no intestino. Tenha calma, vai passar, faz massagenzinhas, igual a gente faz para bebes, Shantala é o nome????
    Beijão.

    ResponderExcluir
  143. poxa te escrevi 3 vezes e ñ vai poxa vida bjs silvia

    ResponderExcluir
  144. linda de ontem para hoje dormi sentada para ñ dar gases,mas tenho fé que vai dar tudo certo!!!é uma pena vc ñ entrar no facebook,mas um dia quem sabe??se caso quizer entrar em contato entra no face rapidinho e me aceita,te add no orkut tbm..
    querida fica na paz te gosto muitão bjs.Madá pela conta google ñ ta indo que loucura bjs.

    ResponderExcluir
  145. raquel oi tudo bem. obrigado por ter respondido minha pergunta. por vc ser tao ocupada ainda aruma tempo pras pergunat.ainda vai fazer dois meses da cirugia,ainda cinto dores cera se ja posso come de tudo.vc tem orkut

    ResponderExcluir
  146. Lila,

    Oi Silvia, parabéns pelo blog. Eu li todos os comentários sem exceção, o que de fato me tirou muitas dúvidas...

    Eu tenho 28 anos e há 6 convivo com essas abençoadas pedras em minha vesícula, isso porque só me dá crise quando ingiro alimentos gordurosos, (já não tenho crises há um ano)o que é raro.
    Mas o motivo que me levou a postar aqui, não é a respeito da cirurgia, e sim, de uma vida ativa 'amigável' com as pedrinhas; Eu sou amante se exercícios físicos, musculação... mas fico um pouco acuada em começar esse tipo de prática, fico com medo de sentir crise novamente.

    Quem tem pedra na vesícula pode fazer exercícios pesados?

    -Será que pode me ajudar?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  147. Silvia Mantovani03 fevereiro, 2012 17:40

    Oi Lila,

    Exercícios físicos? Acho que não tem nada demais, pelo contraio, acho que faz bem isso sim. Mas eu, pessoalmente, não sou favorável a viver com essas pedras no organismo, isso por experiência própria.
    A primeira vez que passei por uma médica gastro, ela disse que não precisava tirar, um ano depois quase morri com aquelas crises horrorosas, cada crise que tinha eu lembrava da "mardita" e sua teoria de não tirar. E me xingava por ter acreditado nela...
    Eu sei como é uma vesícula, já tive varias nas minhas mãos, posso dizer que existem vários tipos de pedras, algumas até muito bonitas, parecendo esmeraldas... mas o canalzinho que passa a bile é muito fino e se uma dessas pedrinhas interromper o fluxo e a vesícula continuar a se encher de fel e se contorcer para expelir, imagina como a gente se sente? Ninguém merece!

    massss, cada um cada um...
    Eu disse "pessoalmente" Vai ver nunca mais dá crise em vc!

    Beijosss e boa sorte e muito obrigada pelas palavras amaveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila,

      Muito obrigada, pela resposta amore! Você é muito atenciosa.

      Beijos. s2

      Excluir
  148. Bem,acho que sou a mais nova sem vesícula por aqui...tirei no dia 1 de fevereiro por laparoscopia,estou com gases...doi um pouco...mas tenho caminhado um pouquinho e colocado gelo em cima do umbigo 3 x ao dia por 20 minutos,é muito bom,da um alívio danado(para o desconforto que fica).Ainda não consegui ir ao banheiro,estou um pouco preocupada...mas acabei de tomar um suco de laranja pra dar uma ajudada.Bem amiguinhos(as)sem vesícula...vamos trocando nossas figurinhas por aqui.Um bjo á todos.

    ResponderExcluir
  149. Rosangela,

    Essa do gelo é novidade para mim, ai Madá, quem sabe resolve!
    Espero que agora já tenha resolvido a parte de "ir no banheiro"...

    Bjss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  150. raquel.
    oi silvia tudo bem com vc mim desculpe por ter perguntado se vc tinha orkut e porque gosto muito de fazer amizade e como agente tem algo em comum achei que agente poderia se torna amigas. vivo em comflito depos da retirada da vesicula e vir que vc sabe muuitas coisas sobre o asunto. depois q operei fico achando q tudo q cinto e por falta da vesicula. desde de ja obrigado bjs.

    ResponderExcluir
  151. Silvia Mantovani04 fevereiro, 2012 13:58

    Oi Raquel,
    eu tenho orkut sim, silviamantovani, mas eu não tenho entrado, quando muito entro no Facebook, está como Silvia mantovani mesmo.
    Vive em conflito porquê???? Acha mesmo que um saquinho que guarda fel pode fazer tanta diferença na sua vida? Não esquenta a cabeça. Eu nem me lebmbro que não tenho vesicula, só lembro por causa do Blog, você daqui a dois anos nem vai lembrar mais...
    Beijão.
    Manda email, esse eu entro mais.

    ResponderExcluir
  152. raquel
    oi silva bom dia nao emcontrei vc no orkut o meu msn raqueldutra@hotmail.com, agradeço pela atençao
    bjs

    ResponderExcluir
  153. BOA NOITE MINHA QUERIDA SILVIA,MEUS GASES GRAÇAS A DEUS SE FORAM!!!AGORA SINTO DORES NO UMBIGO É NORMAL AMIGA???PARECE QUE VAI REPUXAR TUDO TO COLOCANDO SACO DE ÁGUA QUENTE ONDE ALIVIA UM POUCO!!!MAS TO TÃO DEPRIMIDA Ñ SEI O PQ!!!MAS TO INDO QUERIDA SILVIA ,MAS ME FALE ALGO PQ O MEU UMBIGO DOI TANTO!!!,LINDA ME MANDA ONDE TU FALA NO BLOG SOBRE LIMPAR COISAS COM VINAGRE ACHO QUE FOI NO TEU BLOG QUE LI,MAS TO MEIA PERDIDA ..BJS!!!MADÁ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, viu??? Eu não falei para vc ter calma?
      Você acha que é pá e pum? Tem que ter paciência para tudo voltar ao natural.
      Vinagre é ótimo, tem vários usos.

      Beijão

      Excluir
  154. Oi Silvia, gostei muito do seu blog, é muito importante ler relatos de pessoas que passaram pela cirurgia. Meu nome é Luciana, vou operar amanhã (10/02/12) e estou com muito medo...

    ResponderExcluir
  155. Luciana,
    Boa sorte para vc. Não precisa ficar com medo não, vai dar tudo certo, fica tranquila. Que horas é sua cirurgia?

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é as 17 hs... hoje esse horário eu já estava agoniada... agora caiu a noite e estou mais agoniada ainda. sei lá, nunca operei, tenho medo de morrer... obrigada por seu carinho e atenção!!! isso vale ouro.

      Ass: Luciana

      Excluir
    2. Silvia Mantovani11 fevereiro, 2012 19:22

      Luciana,
      Estou curiosa para saber como foi a cirurgia. Eu lembrei mais ou menos as 17:30h e pedi por você.
      Espero que esteja legal.

      Beijão.

      Excluir
    3. Oi Silvia. Fiz a cirurgia... vcs tiveram febre? ontem tive um pouco. os pontos dóem e morro de aflição... to com diarreia sim... fico desanimada assim... obrigada por se lembrar de mim, Deus abençoe!

      Luciana

      Excluir
    4. Luciana,

      Você continua com febre? Precisa procurar atendimento médico, melhor não arriscar.
      Não fique desanimada não, isso tudo passa... Quando menos esperar, já passou... Nós somos muito ansiosa e isso não ajuda!
      Bjsss e fica com Deus.

      Excluir
    5. Então tive uma febrinha no sabado a noite que melhorou com algumas gotas de novalgina. domingo a noite tb deu a mesma febrinha, fui tomar banho e dormir sem remedio e acordei bem hoje. li na net q pode ocorrer essas febrinhas nos primeiros dias. hoje no fim da tarde completo 72 horas, tem q esperar né... bjos e obrigada por tudo, por manter este blog q conversar conosco desesperados recém desvesiculados.

      Luciana

      Excluir
    6. Se é só uma febrinha, tudo bem, mas se for alta e constante, melhor procurar ajuda.

      Bjsss

      Excluir
  156. Olá!Me chamo Nayane, tenho 16 e também retirei a vesícula inteira, faz 20 dias,um belo presente de aniversário.A minha cirurgia foi por vídeo, três buraquinhos na barriga e um no umbigo. Eu estou ótima,acreditem é bem melhor que sentir dor. Mas entendo a preocupação de todos que ainda vão fazer, eu também fiquei assim antes, umas horas antes da cirurgia chorei muito, mais depois fiquei tranquila. Tomei anestesia geral apenas dormir e não sentir nada, acordei chorando o que foi um mico, escutei alguém me perguntando se sentia dores, mais disse que não fiquei imaginando (dores? porque?) então a mesma pessoa me perguntou novamente o que eu estava sentindo e eu respondi que não estava sentindo nada, derrepentemente me deu uma vontade terrível de tossir, e aí sim minha barriga doeu pelo esforço, então percebi que já tinha terminado a cirurgia. Minha recuperação foi ótima, no outro dia voltei pra casa e depois de 7 dias fui retirar os pontos(apenas 4 pontos). Eu tenho levado uma vida normal sem fazer dieta perdi 5 quilos na primeira semana o que achei impressionante, com menos de 10 dias fui pra escola, subi escadas, andei, andei e muito. Não sinto mais nada o que é ótimo.Apenas corto as gorduras da alimentação, o que não é impossível de fazer, além de sua vida ficar mais saudável sem gorduras você acostuma rápido a comer alimentos saudáveis.Para todos que ainda irão fazer a cirurgia não se preocupem irá dar tudo certo, vocês verão. E os meus votos de boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia Mantovani11 fevereiro, 2012 19:28

      Nayane,
      Obrigada pelo seu comentário, em uma resposta lá em cima eu já disse que o que abrilhanta esse post são os comentários, pois são eles que ajudam outras pessoas que já passaram pela cirurgia ou que ainda vão passar.
      Imagina quem está cheia de dúvidas, com receio da operação, lê um depoimento de uma adolescente de 16 anos dizendo o que vc disse; a pessoa se sente mais tranquila e confiante.
      E eu que não conseguia acordar da anestesia?? Uma leseira... a enfermeira vinha e chamava meu nome e eu ouvia longe, lerda que só vendo... e ela me chamava de novo e eu dormindo... e com uma vontade de fazer xixi que só vendo... devo ter feito na maca... melhor não ter certeza...

      Beijosss e muito obrigada.

      Excluir
  157. Ola
    Aos amigos e amigas que vivem com e sem vesícula: Agradeço em primeiro lugar a Deus pela realização da cirurgia de vídeo, realizada dia 23/01/2012.
    Tenho 33 anos e sofri 5 anos, sempre comia e passava mal, meu estomago inchava,tinha uma sensação de queima, depois vinha uma dor de cabeça terrível,e vomitava muito.Foi quando o médico solicitou uma ultrassom: PRONTO.Tudo esclarecido haviam muitos cálculos na vesícula.SOLUÇÃO: Cirurgia.Achei que dava para esperar um pouco.Em 2011 foi o pior ano, em que foram muitas as vezes que ia para o trabalho e tinha q sair correndo para o posto de saúde, chegando quase desmaiada, com tanta cólica, inclusive a pressão arterial subiu uma vez para 16 por 12.Perdi 5 kilos, pois meu estomago não aceitava mais nada.
    Então hoje com 20 dias o que posso acrescentar é que: no dia da cirurgia eu estava tranquila, dieta zero, tomei anestesia geral,prefiro pois vc dorme e qdo acorda sabe que o pior passou, o que incomodou um pouco foram os gases, senti dores por cerca de 4 horas depois da cirurgia e vomitei apenas 2 vezes.Mas isso é normal em qualquer cirurgia.Ao chegar em casa na primeira semana,senti mtas dores ainda, devido os gases,sentia dor de cabeça e até insônia,e fiquei me alimentando de sopinha,chá, leite,bolachinha salgada,gelatina(mto bom para a cicatrização),e frutas, mas com 10 dias, eu já comi um prato de arroz com peito da frango no molho. Hoje percebo que alguns alimentos dão sim a tal DIARRÉIA, agora outros não.Então fica a critério da pessoa comer aquilo q sabe que vai fazer bem ou mal.E fica a dica tbm, comer pouco.Com certeza toda essa dieta é mil vezes melhor do que o mal estar provocado pelas malditas pedras.E acima de tudo confiar em Deus.ASS NILDA VENTURA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda, estamos no mesmo barco!!
      Fico feliz que vc esteja bem!
      Estou com apenas 2 dias de operada, sofrendo com os pontos.
      Luciana

      Excluir
    2. Oi Nilda,
      Que bom que vc está se recuperando bem, quando menos esperar já passou tudo. E o corpo se acostuma e tudo volta ao normal.
      Boa sorte.
      Bjsss

      Excluir
  158. Olá Silvia,
    estou muito mais aliviada depois que encontrei seu blog e li todos os comentários! Meu pai fez a cirurgia da vesícula há 5 dias. Foi retirada apenas uma pedra pequena que gerou muito desconforto enquanto presente na vesícula. Ficamos preocupados, pois uma coisa tão pequena causou um mal estar tremendo, mas lendo seu blog vi que quanto menor pior. Agora Gostaria de saber se os sintomas pós operatórios dele é comum...ele sente dores desconfortáveis dos gases e as caminhadas não resolvem muito. Luftal deixa-o enjoado, acredito que o saber cereja. rsrs E o médico aconselhou apenas as caminhadas, entao suspendemos o uso do mesmo. O intestino está preguiçoso, não consegue evacuar. Não tem muito apetite, mas come fracionadamente. Outra coisa presente são os soluços e tosses. Há um tempo atrás ele já se engasgava a noite com o refluxo, mas nao era com mta frequencia. Hj, ele sente um pouco de azia juntamente com o refluxo e umas gofadas. Isso tudo é normal?? Ele é muito impaciente e precisa de uma esperança que isso seja sintomas da recuperação, que com um tempo passará. Aguardo anciosa pela resposta! Grata desde já!
    Jéssika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssika,
      Os sintomas estão todos dentro do esperado.
      Luftal não adianta muito, pois os gases são dentro do abdome e não no intestino aonde o luftal faz efeito. Por isso que o médico recomendou caminhadas, para ajudar a expelir os gases. Fala para ele não comer e dormir logo em seguida. Assim evita o refluxo. Paciência, é o que ele deve ter agora. Logo, logo passa.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção!!

      Excluir
  159. Olá Silvia,meu nome é Sheisa e hoje fui retirar os pontos da minha cirurgia. Tenho sentido muito vontade de comer churrasco, tomar sorvete e refrigerantes...Está sendo bem dificil.
    Acha que posso comer esses alimentos,já que está tão recente a operação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado... eu também tive vontade de comer churrasco... E lá pra cima tem um comentário sobre isso também.
      Eu sempre digo que pode se comer de tudo, desde que sem exagero. Uma picanha com aquela gordurinha provavelmente vai mexer no intestino. Massss se vale a pena, depende da pessoa, kkkk
      Beijão

      Excluir
  160. Ufa...achei que estivesse com algum problema intestinal...pois depois de 2 anos sofrendo com as crises, pois só sabe o sofrimento quem sentiu, retirei a vesícula e minha rotina mudou muito, pois não posso mais comer nada na rua, pois se almoço fora...alguns minutos depois preciso de um banheiro disponível, um horror...fiquei sem as dores, mas em compensação meu intestino está funcionando como o de um bebê, ahahahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso passa, daqui a pouco o organismo se acostuma, se adapta a nova situação e volta ao normal. No começo era assim para mim também. Eu até evitava comer fora.
      Agora está normal, mas o intestino funciona mais que antes da cirurgia.

      Eu já expliquei por que isso acontece, mas para vc não ficar procurando digo de novo: a Vesícula é uma bolsinha que guarda a bile que é um tipo de detergente que ajuda a dissolver as gorduras dos alimentos. Quando comemos a vesícula vai liberando esse detergente nos intestinos. Quando operamos, retiramos o depósito, o fígado continua produzindo a bile do mesmo jeito, só que como ela não é armazenada passa direto para o intestino, imagina detergente direto... Até se adaptar vai provocando diarreia. No caso da Madá, aqui de baixo, pode ser que o fígado dela não produza tanta bile quanto os nossos e que ela coma alimentos mais secos.

      Excluir
  161. Bom dia amigos sou a Madá!!!já tirei muitas duvidas com a amiga Silvia..só uma coisa me intriga muitos dizer depois de retirar a visicula ter diarreia eu já faz uma mês e continuo com o intestino contispado como era antes só vou ao banheiro se tomar remédio isso é horrivél é normal Silvia???bjs querida te amo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madá, Madá... O que vc anda comendo???
      Coloque mais frutas, legumes na alimentação. alimentos com fibras. E água? Quanto vc bebe de água por dia? Sabe que o corpo precisa de muita agua para funcionar de acordo? Até o cérebro é movido a água.
      Pessoas inteligentes bebem mais água, kkkkkkk
      beijossss

      Excluir
  162. SILVIA AMIGA LINDA EU COMO DE MANHÃ BISCOITE DE GERGILIM COM LEITE,Ñ SUPORTO TOMAR ÁGUA TOMO POR OBRIGAÇÃO E UNS 3 COPOS POR DIA E OLHE LA!!!!MEU MAL É ESSE Ñ TOMAR ÁGUA Ñ CONSIGO ,AI TOMO SUCO DE SOJA!!!E ACHO QUE AGORA TO ENGORDANDO AFF TO TRISTE COM ISSO AMIGA POXA GANHEI UNS 3 KLOS SERÁ DO SORO???ME ENCINA ALGO PARA PERDER PESO!!!EU TOMNA REMEDIO MAS FOI PROIBIDO O QUE EU TOMAVA AFF BJÃO AMIGA!!!MADÁ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madá, você TEM que aprender a tomar água! Se quiser ter uma vida saudável, emagrecer TEM que beber ÁGUA!
      Outros líquidos, tipo suco, leite, soja, o corpo demora para separa para poder extrair a água deles, quando consegue já está precisando de água de novo. O intestino para funcionar depende da água, por isso que o seu não funciona e não vai funcionar enquanto vc não aprender a ingerir a sua salvação! Eu já expliquei lá para cima como o laxante funciona, mas como sei que vai ficar com preguiça vou escrever de novo: Como o intestino precisa de água e você não põe agua la dentro o laxante é uma droga que IRRITA a parede intestinal e essa para se defender expele a agua que tem fazendo com que a massa fecal possa sair, sentiu o drama? É como se vc colocasse pimenta na boca, vai procurar agua onde tiver para parar de arder. Imagina vc colocando essa substancia direto no seu intestino, só por que "não gosta" de água...
      Você ganhou três quilos (e vai ganhar mais) porque não bebe água. Pense nisso com carinho, é a sua saude que está em jogo, precisa aprender a gostar de água! Por falar nisso deixa eu pegar outra garrafinha geladinha para mim...kkkkkk
      beijossss

      Excluir
  163. Qtos dias depois da cirurgia vcs puderam dirigir?
    Operei sexta dia 10/2/12 e preciso ir sozinha dirigindo tirar os pontos na próxima sexta dia 17/2. O que vcs, que já passaram por isso, acham?
    Obrigada. Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Desculpe-me por não ter respondido, mas não é sempre que dá para entrar e ontem quando entrei não consegui responder tudo, travou e não saiu do lugar...Bom nessas alturas você já deve ter tirado os pontos, está tudo sequinho e fechadinho e está dirigindo normalmente. Não é mesmo? Se vacilar até brincou carnaval!
      Beijosss

      Excluir
  164. CADE VC aMIGA SILVIA??SAUDADES BJS MADÁ!!!

    ResponderExcluir
  165. Silvia Mantovani19 fevereiro, 2012 23:48

    Madá,
    No trabalho não dá para entrar aqui, a noite eu vou para a Faculdade, sabado e domingo eu estou fazendo um curso o dia inteiro, fica dificil para postar.

    ResponderExcluir
  166. Pessoal, estou pesquisando no google e não encontro esta informação em lugar nenhum...

    tirei a vesicula ha 15 dias e venho maneirando bem nas gorduras da alimentação. Hoje resolvi fazer um pequeno teste: almocei uma batata cozinha regada com UMA colher de azeite.

    Já faz mais de uma hora e graças a Deus não precisei sair correndo pro banheiro como ja vi mta gente dizendo, mas estou com muitos GASES. sinto eles "andando" pelo intestino. Não são de odor forte.

    acontece com vcs??? estou me redescobrindo agora!

    Obrigada

    Leticia (27 anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia,

      Não precisa ser tão radical, pode se alimentar normalmente, sem exageros. É uma questão de adaptação do organismo. Só isso. Os gases são normais e tendem a sair com o tempo. Daqui a pouco já passou tudo e nem se lembrará da cirurgia.
      Bjsss e boa sorte.

      Excluir
  167. Olá queridos, amei esse blog, obrigada por dividir com a gente.
    Bom sou mais uma sem vesicula uhuhuuuuuu
    Retirei a minha faz 20 dias hoje.
    Descobri por ultrasson, e olha que até hoje não sei o que sentia se era estomago ou vesicula, pois eu tratava gástrite a muitos anos e por acaso descobri as pedrinhas do castelo.
    Bom em quatro meses retirei e assim que acordei da anestesia ja sentia dores enormes....nas costas na barriga e parecia que meu tronco estava travado, muito ruim...mas não sou mole não me levantava tomava banho ia ao banheiro morrendo mais ia rsrrs.
    Em casa o médico me disse pra repousar eu deitava levantava, sentava enfim me movimentei bastante mais mesmo assim sentia muitas dores e ancia muita ancia, falta de apetite nos primeiros dias, hj ja sinto fome mais como pouco.
    Mais o que acho estranho é que com 16 dias eu andava parecia que o corpo cansava doia, estranho demais....espero ficar zerada logo.
    Alimentação o médico me pediu 2 meses sem leite, derivados e gordura, mas não resisti ao sorvete e não me fez mal.
    Não tenho diarréia, só tive 1 dia.
    Bjs e obrigada por me deixar participar.
    Melhoras a todos

    ResponderExcluir
  168. Haaa esqueci de postar que a barriga ainda está inchada mais bem pouco.
    E vocês alguém teve este mal estar???
    Obrigadinha de novo

    ResponderExcluir
  169. Leila, cada pessoa tem um corpo diferente, uma vida diferente e que se reflete no restabelecimento dela após uma cirurgia. Eu não senti dores, ainda bem, mas para acordar depois da anestesia foi uma luta, não queria voltar...
    Depois tudo passa tão rápido que a gente nem lembram mais da operação.
    O mal da alimentação é o excesso. Ou melhor, o mal de tudo na vida é o excesso, ou a carência. Não podemos estar nem a mais nem a menos. O ideal é o equilibrio.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  170. EDINA nossa como foi bom achar vcs meu fiz cirurgia de vesícula vai fazer 2anos em abril mais até hoje sofro pra começar naõ sei pq a minha foi aquele corte de 10cm o qual ficou uma cicatriz muito feia,depois disso numca mais fui a mesma,mudei toda a minha alimentação nada de leite nem derivados,oleo bem pouco e só de canola,miçho ou girasol,com tudo isso eu vivo assim;um dia boa e dois ruim pq acordo enjoada ai tomo remédio fico o dia todo largada naõ tenho mais vontade de sair,naõ como mais na rus,e todo dia fico pensando que vo morrer,será que isso vai durar por quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Picasso,
      Eu acho que o que vc sente não tem nada a ver com a vesícula e a retirada dela. Isso está me cheirando mais a depressão.
      Depressão é um problema físico também, seria interessante que vc conversasse com um médico e esclarecesse todos esses sintomas.
      A cirurgia por corte tem vários motivos, as vezes não tem vídeo disponível, as vezes é mais aconselhável essa por vários motivos, só o médico pode dizer por que a escolha dela.

      Procure ajuda e depois nos conte.

      Boa sorte e tenha fé na vida!

      Excluir
  171. OI GENTE EU OPEREI MINHA VESICULA TEM 20 DIAS COM D LUIS SANCHES ,ESTOU OTIMA , FIZ POR VIDEO,A RECUPERAÇÃO É SUPER TRANQUILA LIBERADA COMO DE TUDO, MEU INTESTINO FUNCIONA MUITO MELHOR QUE ANTES,E ESTOU SUPER FELIZ ,PRA QUEM VAI RETIRAR A VEICULA TBM, NÃO SE PREOCUPEM É SUPER TRANQUILO , E TENHAM FÉ HEIM DEUS QUE TUDO DARA CERTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ter comentários assim, deixa as pessoas mais tranquilas. Obrigada.

      Excluir
  172. OI BOA NOITE. ESTOU COM 2 PEDRAS NA VESICULA: UMA DE 2,6CM E OUTRA DE 1,6CM. SÃO CONSIDERADAS GRANDES? TBEM ESTOU COM HERNIA DE HIATO E O MÉDICO DISSE Q JA VAI APROVEITAR E TIRAR TBEM?? SERÁ QUE É UMA CIRURGIA MAIS COMPLICADA?? TO COM UM POUCO DE MEDO!! TENHO 35 ANOS!!! CORRO RISCO DE VIDA??RSRSRSR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, na minha opinião são grandinhas sim. A vesicula é um saquinho com bile, menor do que uma mão fechada, a mucosa é fina. Dai quando tem essas pedras ela vai engrossando as paredes e ficando maior, para acomodar as pedras e a bile. Faz volume e empurra o fígado mais para frente aí sim deixa o abdomem maior, mais saliente. Quando se tira a vesícula abaixa o volume. É uma cirurgia simples, apesar que toda cirurgia envolve riscos, mas viver envolve riscos. Como atravessar uma rua, ou andar na calçada, tudo é arriscado. Acredito que não corre o risco de morrer, a não ser que seja a sua hora, kkkkk tô brincando! Não tenha medo não, vai dar tudo certo.

      Boa sorte

      Excluir
  173. AH! É VERDADE QUE POR NAO TER MAIS A VESICULA O ESTOMAGO FIK ALTO?

    ResponderExcluir
  174. Obrigada pela explicação!! Eu esqueci de dizer que tbem to com uma hernia haital de 3cm. Vou fazer as duas cirurgias juntas!!! Espero fik bem, pois as dores que sinto são terriveis, não posso comer nada!! Bjos. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine,
      Eu tenho Hernia Hiatal também, mas apareceu depois da cirurgia e eu não operei. Convivo com ela. O único cuidado que tenho é não comer a noite antes de dormir para não provocar refluxo.
      As cólicas de vesícula são realmente horriveis, dizem que é pior que parto...
      bjsss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas