JABUTICABEIRA




Vocês conhecem uma jabuticabeira? Já viram uma carregadinha de frutos? Já tiveram o prazer de sentar debaixo de uma e ir chupando jabuticabas? Que pena se a resposta for não! É uma das coisas mais gostosas da vida, ir pegando e estourando aquelas bolinhas pretinhas, docinhas...
Tem uma cidade em Minas Gerais, Sabará, que aluga jabuticabeiras por hora. O quanto conseguir chupar de jabuticaba em uma hora; imagina só a constipação depois... Mas tem algumas dicas para isso não acontecer, dizem que se deve chupar e engolir as primeiras com cascas. Ou só chupar e cuspir os caroços.
Esse preâmbulo todo é só para falar do meu encantamento com o que eu pude ver essa semana. A foto da jabuticabeira florida acima eu tirei no meu trabalho, um hospital, praticamente no centro de São Paulo, ele se localiza há mais ou menos uns dois quarteirões da Avenida Paulista( a mais paulista das avenidas paulistas...). Olhe a quantidade de flores. O perfume que exalava chegava a incomodar, enjoativo. Agora imaginemos o que vai dar de jabuticabas, Delicia! Vai ser uma briga, passarinhos, versus funcionários do hospital, versus pacientes!

*Aproveitando, tem uma historinha:

Um velhos cuidando de uma árvore com todo carinho, se aproxima um jovem e pergunta que árvore era aquela, o senhor responde que é uma jabuticabeira. O jovem pergunta quanto tempo ela leva para dar frutos e o senhor responde: quinze anos. O jovem calculando a idade do velhinho mais o tempo da frutificação, pergunta: E o senhor espera viver tantos anos para colher os frutos? E o senhor responde que não. Então o rapaz diz: Por que plantar e cuidar então, que vantagem leva? E ele responde: Nenhuma, a não ser saber que ninguém chuparia jabuticabas se todos pensassem como você.

Comentários

  1. cuantos anos uma jabuticabeira enchertada léva para dar frutos

    ResponderExcluir
  2. Silvia Mantovani12 setembro, 2010 21:42

    A jabuticabeira enxertada leva uns 5 anos para dar frutos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas