"DEPENDÊNCIA AUTOMOBILíSTICA"

Como as pessoas são dependentes de um carro. Hoje eu ouvi uma pessoa que tinha marcado um encontro comigo virar e falar: O carro está no mecânico. Frase normal, se não tivesse carregada de uma dramaticidade... parecia que estava dizendo: estou com os dois pés engessados. Eu respondi, perguntando qual o problema se ele estava do lado de uma estação do Metrô e eu umas três a frente! Acredita? Eu fiquei estarrecida, as pessoas estão cada vez mais dependentes de um carro. Eu tenho carro, mas para mim ele é um complemento. Ando na maior parte do tempo de condução. É muito mais prático, não preciso me preocupar com estacionamento, nem com trânsito, por que se ficar parado, eu desço da condução e vou a pé e além disso contribuo para um ar menos poluído. Simples. E se tiver de carro? Largo o carro no meio da rua? Apesar que outro dia eu vi uma mulher largar o carro naquele "buraco" no fim da Paulista, bem na curva. Doidim ela...
Verdade, as pessoas não conseguem sair do lugar se não for de carro. Parece que se imobilizam, não conseguem alternativas. Até concordo que os ônibus em São Paulo não são lá grande coisa, mas nem por isso são tão terríveis assim. E temos opções, Metrô funciona, é limpo, e rápido, na maior parte das vezes é mais rápido ir de Metrô que ir de carro. E agora com essa lei "tolerância zero" com relação a bebida alcoólica, as pessoas deixam de sair para se distrairem por que preferem ficar em casa a sair sem o carro ou não beber. É estranho isso, beber é necessário para se divertir? Quer dizer que só bebendo as pessoas conseguer rir, brincar, transar? É assim?Que coisa mais chata. E só conseguem sair de casa se tiverem condução própria? Se não tiverem vão ficar imóveis, estaticas? Estanho, neh? E dirigir alcoolizados pode? Com a possibilidade de provocar acidentes, pode? As pessoas são muito esquisitas...

Comentários

Postagens mais visitadas