INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Está cada vez mais difícil encontrar pessoas que saibam o que estão lendo. Aquela história de analfabetos funcionais, que lêem e não sabem o que estão lendo! É por aí... Acho que a pressa está criando muito mais analfabetos, mas de um outro tipo, os que só lêem uma parte e deduzem o resto, nem sempre certo, diga-se de passagem, pois já que é na base da adivinhação, existem falhas.
E existe um outro tipo de analfabeto: aquele que lê o que não está escrito, e interpreta e responde baseando no que pensa ser o texto, mas que na verdade não é nada daquilo. Complicado, por que se ele é agressivo, dirige essa agressividade ao autor do texto, que fica sem entender nada, afinal ele não escreveu o que o outro entendeu! A gente vê muito isso em Blogs, onde os comentários chegam a ser surpreendentes. Como pessoas conseguem ler o que não está escrito? Como conseguem ler totalmente diverso do que está escrito.
E a maioria não entende nada, se prendem a uma frase, e não lêem o resto.
Participei de dois concursos nesse ano, é interessante ver que a Prova de Português, que é baseada geralmente em um texto, e as perguntas são feitas a partir da interpretação, possa causar tantos erros. Quando se vê o resultado e as notas é de arrepiar...As pessoas não sabem o que estão lendo! Pegue uma matéria de jornal e entregue a algumas pessoas para lerem, e depois peça a elas que contem o que está escrito, é assustador! Lembro de um amigo que tive na minha adolescência que dizia para eu ler uns três jornais antes de formar minha opinião a respeito de um assunto. Hoje as pessoas lêem uma frase na manchete e já tem opinião formada. Já sabem quem é o assassino, antes mesmo de lerem a reportagem.
As pessoas estão com muita pressa, e muita preguiça de pensar. Engolem o que a imprensa empurra, não questionam, não vão procurar outras informaçõs para acrescentar dados.
Também o que eu quero? Numa sociedade que se valoriza muito mais o "parecer" que o "ser"!

Comentários

Postagens mais visitadas